LEILÃO SAFIRAS GRAMA TRAZ UM TIME DE 40 DOADORAS QUALIFICADAS

Notícias

Publicado em: 13 de junho de 2016
LEILÃO SAFIRAS GRAMA TRAZ UM TIME DE 40 DOADORAS QUALIFICADAS

O Leilão Virtual Safiras do Senepol Grama & Convidados será realizado no dia 29 de junho, às 21h, com transmissão pelo Canal Rural. Serão 40 doadoras chanceladas pelo maior e mais completo programa de avaliação de fêmeas da raça no mundo.

“Quando selecionamos em cima de um volume expressivo, com o tempo de avaliação que o Safiras tem, o melhoramento genético vai nos mostrando cada vez mais animais qualificados para o mercado e, como muitos procuram esse material genético de alta confiabilidade, o leilão servirá para atender a essa demanda com o que tem de mais moderno das Safiras que acabam de sair do teste”, explica Júnior Fernandes, da Grama Senepol.

Leilão Safiras Grama

As novilhas escolhidas para o leilão foram selecionadas conforme os resultados obtidos na última edição. “Agora, comemoramos mais um feito: o incremento do índice estabelecido pelo Geneplus, da Embrapa, que rodou os dados coletados por diversas avaliações, seguindo as premissas do teste”, afirma.

No índice Geneplus, a nota final do desempenho de cada novilha tem ponderação diferente para Peso Final (10%), Ganho de Peso (15%), Eficiência Alimentar (20%), AOL (10%), EGS (5%), Escore do Trato Reprodutivo (10%), População Folicular (15%), Escore Visual (5%), Frame (5%) e Conformação Frigorífica (5%).
Técnicos da S+, IZ, TecGen, Intergado, Embrapa, Aval e Coan Consultoria participam das medições e formulações, que geram o ranking rodado pelo Geneplus. “É uma forma de dar a essas doadoras a certificação de que realmente vão produzir o máximo em qualidade”, define Júnior Fernandes.

As Safiras do Senepol começaram a ser avaliadas em 2009, quando a própria Grama instituiu o teste em parceria com Genetropic e Santa Helena. Desde então, dezenas de criatórios aderiram à prova nas duas edições anuais, que já totalizaram mais de 2.000 fêmeas jovens avaliadas.

Muitos desses criatórios já receberam convites para vender com a Grama em diversos leilões. No dia 29, os convidados serão 2S Senepol, Bela Vista Senepol, Goud Senepol e ZB Senepol. Informações de avaliação, genealogia e vídeos, estão à disposição no site http://leiloes.senepolmais.com.br/safirasgrama, bastando navegar à vontade para estudar e escolher a doadora que melhor se encaixa aos seus anseios.

 

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print