Lançado Programa de Certificação da Carne Senepol

(4)

O Senepol passa a integrar a Plataforma de Qualidade da CNA junto a outras sete raças. A iniciativa permitirá o pagamento de uma bonificação maior aos pecuaristas nos frigoríficos credenciados e o aumento da oferta de carne de qualidade ao consumidor

No ano em que completa 18 anos de Brasil, o Senepol passa a figurar entre as raças bovinas de corte com um selo exclusivo de qualidade da carne. A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) acaba de lançar o Programa de Certificação da Carne Senepol, que passa a integrar o Agri Trace CNA Brazil, plataforma que reúne programas de rastreabilidade de sete raças. O termo de cooperação entre a associação e o Instituto CNA (ICNA) foi assinado pelo presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara, pelo diretor financeiro, José Alexandre de Melo Cunha, pelo secretário-executivo do ICNA, André Sanches, e pelo coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade do ICNA, Paulo Costa. A solenidade de assinatura ocorreu no dia 4 de setembro, em Uberlândia/MG, durante o II Seminário Internacional da Raça Senepol.

Com a raça sendo cada vez mais usada em cruzamento industrial no País, esta é uma estratégia da associação para tornar a carne de Senepol ainda mais competitiva no mercado. “Em total alinhamento com o aumento da demanda do mercado para carne de alta qualidade, estamos lançando o selo SQA (Senepol Quality Assurance), que será concedido a carnes provenientes de animais oriundos de cruzamento industrial com a raça Senepol, certificando seus processos produtivos e garantindo padronização e qualidade superior. Isso trará benefícios ao produtor, à indústria frigorífica e, principalmente, ao consumidor. Queremos fomentar o consumo da carne Senepol para um público que prioriza um produto diferenciado”, esclarece Crosara.

O Programa de Certificação da Carne Senepol foi desenvolvido com base em rigorosos protocolos de produção e padronização. Entre as regras do protocolo a serem seguidas pelos pecuaristas, estão: classificação fenotípica (grau de sangue da raça, pelagem, tipo de animal, maturidade, tipificação de carcaça), programa nutricional e programa sanitário.

Podem participar produtores rurais de qualquer região do Brasil que atuem na pecuária de corte e cujo rebanho comercial tenha, no mínimo, 50% de sangue Senepol. O primeiro passo é se cadastrar na Plataforma de Qualidade – Carne Bonificada da CNA pelo site http://rastreabilidade.cnabrasil.org.br/. Depois do cadastro aprovado, basta indicar os animais a serem abatidos e em qual frigorífico (dentre os que estão cadastrados na Plataforma) ocorrerá o abate. Um técnico da ABCB Senepol irá inspecionar as carcaças dos animais abatidos. O produtor receberá do frigorífico uma bonificação por todas as carcaças entregues dentro dos requisitos do SQA.

A proposta é fazer com que a certificação traga ganhos para toda a cadeia produtiva. Segundo a CNA, a bonificação gira em torno de 7% a mais em relação ao valor da arroba. “O mercado está demandando cada vez mais informação a respeito do produto que consome. O brasileiro quer saber sobre a origem do alimento, mas, essencialmente, sobre qualidade. Diante dessa premissa, estruturamos a Plataforma de Qualidade na CNA que, hoje, conta com a participação de várias associações de raça. Percebemos uma demanda grande pela raça Senepol, que tem uma característica muito particular de qualidade, e iniciamos as negociações para a entrada da ABCB Senepol na Plataforma. Esta é a famosa parceria em que todos ganham. O produtor ganha, porque vê seu produto reconhecido, a indústria ganha, porque está atendendo a sua demanda, e o consumidor ganha, pois está tendo o seu anseio atendido dentro de um padrão estabelecido. É muito lucrativo para todos os elos da cadeia”, diz o secretário-executivo do ICNA.

Para o consumidor, a chegada em breve das carnes Senepol com o selo do SQA às prateleiras dos supermercados significará a aquisição de um alimento de origem controlada, desde a criação até o abate, ou seja, do pasto ao prato. “As pessoas estão começando a conversar sobre sistema de produção, raça, origem da carne, blends (combinação), terroir (efeitos do ambiente no alimento). O Senepol está muito alinhado com o atual momento do consumidor brasileiro, que hoje vê o churrasco como um estilo de vida”, assegura Roberto Barcelos, engenheiro-agrônomo e consultor do SQA que atuou na elaboração do protocolo de certificação do Senepol.

 Fonte: Grupo Publique

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!