Jornal da Pecuária: gado senepol completa 11 anos no Brasil

* Fonte: Canal Rural

O gado senepol chegou ao Brasil há 11 anos. O lema dos criadores da raça, "vamos colorir o Brasil de vermelho", é uma referência à cor do couro do animal. O taurino foi desenvolvido há mais de um século nas Ilhas Virgens, no Caribe, e tem feito sucesso na cruza com o nelore.

A cor e o tamanho são as características que primeiro chamam a atenção: animais de pele vermelha, em vários tons, baixinhos e troncudos. Mas eles carregam na pele muito mais que uma cor diferenciada, levam também a característica de serem altamente adaptáveis, rentáveis e precoces. Com menos de dois anos atingem as 18 arrobas e estão prontos para o abate. Para os apaixonados pela raça, o senepol é o gado que mais atende às necessidades de verticalização da pecuária de corte brasileira.

Mesmo sendo resultado do cruzamento de duas raças taurinas, ndama e red pol, o senepol se adaptou muito bem ao clima tropical do Brasil por ter grande tolerância ao calor. É tido também como uma das raças com boa resistência a parasitas. Outra característica da raça é a docilidade dos animais. A qualidade favorece a maternidade e principalmente o manejo.

O senepol chegou ao Brasil no ano de 2000 e atualmente já são quase cem criadores ligados à associação, que tem sede em Uberlândia no Triângulo Mineiro. A Associação de Senepol estima que em todo o país existam cerca de 15 mil animais registrados.

Na cidade também está a fazenda Soledade, que cria aproximadamente 200 animais p.o. para a difusão da genética. O funcionário da fazenda toca o lote de vacas e bezerrinhos a pé, sem a menor dificuldade. Mas, apesar da docilidade ser uma das características mais marcantes, o criador, Gustavo Vieira, ressalta que economicamente o senepol também faz bonito. Seja pela valorização do bezerro ou pela qualidade da carne, estudos feitos pela USP comprovam que é uma das mais macias.

 

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!