Jornal Correio de Uberlândia – 26/01/09

Está aberta a temporada para que os pecuaristas se organizem de forma a melhorar os resultados reprodutivos em seus rebanhos. Cerca de 30 dias após o início do período chuvoso, as pastagens começam a crescer e é exatamente esta a época em que se inicia a estação de monta. Uma prática de manejo que consiste em manter matrizes e touros juntos no pasto, para o acasalamento durante um período reduzido do ano. Desta forma, é possível racionalizar a atividade reprodutiva dos animais por meio da concentração de partos, facilitando e disciplinando o controle e manejo do rebanho no futuro.

O criador de gado da raça senepol, Gustavo Rezende Vieira, da Fazenda Tufubarina, no município de Monte Alegre de Minas, recomenda a utilização da estação de monta. Segundo ele, com um touro da raça senepol é possível fazer uma cobertura maior de vacas.

“Com a estação de monta, que nada mais é que um planejamento do nascimento dos bezerros, você garante que o parto ocorra na época mais propícia do ano, que é entre os meses de agosto e outubro, quando é baixa a incidência de doenças, como a pneumonia, e de parasitas como carrapatos, moscas e vermes”, disse.

Duração da estação de monta

De acordo com o veterinário Zilberto Martins Pereira , o período ideal para a duração da estação de monta é de 60 a 90 dias, no caso de vacas adultas. Para as novilhas, o período não deve ultrapassar 45 dias, e seu início e final devem ser antecipados em 30 dias em relação aos animais adultos. Com essa antecipação, as novilhas terão mais tempo para recuperar seu estado fisiológico e conseguirão entrar na próxima estação de monta com as vacas adultas.

Segundo ele, a estação de monta coincide com a época de melhor qualidade e maior disponibilidade de forragem nos pastos, o que proporciona condições adequadas para o restabelecimento da atividade reprodutiva de fêmeas e reprodutores, resultando em maiores índices de prenhez. “No gado de corte, ela é interessante porque regulariza todos os procedimentos. Você não fica o ano inteiro preocupando com a reprodução das vacas”, afirmou.

Vantagens da Estação de Monta

– Soluciona o manejo nutricional do rebanho
– É a estratégia mais segura de se avaliar um rebanho de corte
– É possível organizar a mão-de-obra na fazenda com condições de elaborar calendário de atividades
– Garante a compra de insumos com menor frequência e em maiores quantidades obtendo melhores preços

Fonte: Jornal Correio de Uberlândia
Reporter: Lucas Barbosa
Data: 26/01/2009

Clique aqui e veja a matéria completa:

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!