Inovações no PMGS garantem avanço genético do Senepol

O Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol (PMGS) teve inovações significativas em 2019 que estão permitindo a seleção da raça com maior precisão e velocidade. Uma delas foi a incorporação das DEPs genômicas para machos e fêmeas, no Sumário lançado em Setembro.

Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gilberto Menezes, as inovações feitas até agora têm o propósito de garantir a evolução constante do PMGS, que, atualmente, já se encontra em um nível bem alto em termos de novidades. “Trabalho na raça desde 2011 e, desde então, a evolução da raça é muito clara, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Se compararmos os animais produzidos naquela época e os que são produzidos hoje dá para notar uma melhoria significativa na qualidade, mostrando que os criadores estão fazendo bem o seu trabalho. A incorporação da genômica no processo de avaliação genética também foi algo importantíssimo, colocando o Senepol na ponta, junto com outras grandes raças, em termos de melhoramento genético”, assegura.

– Novas características avaliadas
Para chegar a esse patamar, a Embrapa Gado de Corte fez alterações significativas na metodologia das avaliações, passando a utilizar a “single-step GBLUP”, reconhecida pela comunidade científica internacional como a melhor opção para esta finalidade. Novas características também foram inseridas, como Marmoreio, Consumo Alimentar Residual (CAR) e Consumo de Matéria Seca.

O foco agora é ampliar a base de dados fenotípicos das características já trabalhadas, dentre elas aquelas ligadas à qualidade de carcaça e eficiência alimentar, e continuar coletando as características tradicionais, como peso, por exemplo. “É o momento de consolidar o que foi feito até agora e de os criadores passarem a usar mais intensivamente o que já está disponível no PMGS. Além disso, é importante um esforço por parte dos criadores em relação ao processo de genotipagem de mais animais”, alerta Menezes.

– Inovações para os próximos anos
A Embrapa estuda a possibilidade de inserir novas características nas avaliações. A edição 13 da revista Senepol, traz uma entrevista com o pesquisador Gilberto Menezes que revela quais serão essas inovações previstas para os próximos anos. Clique aqui e confira.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!