II Alta Performance Tufubarina tem a primeira pesagem realizada

Acontece em Monte Alegre de Minas, na fazenda Tufubarina, a segunda edição do Alta Performance Tufubarina, programa de avaliação de jovens animais da raça senepol.

Já foram coletadas as primeiras informações geradas na pesagem inicial, depois de 56 dias de adaptação, no dia 22 de julho, e também uma das pesagens intermediárias que compõem a prova.

Tufubarina Pesagem intermediaria 22-08-13 003

A dieta elaborada tem foco principal no crescimento dos animais, com expectativa de ganho de peso médio de 800 gramas dia para fêmeas, e 1 kg para machos.  Animais superiores já são identificados, com ganhos muito acima da média esperada.

Tufubarina Pesagem intermediaria 22-08-13 015

“Avaliar é identificar dentro de um grupo de animais aqueles que se destacam nas diversas características que consideramos importantes para o desenvolvimento da raça Senepol.  São 13 índices avaliados, mas já nessa primeira pesagem e mensuração escrotal já fomos surpreendidos pela qualidade dos animais.  A média de idade dos animais é de 9,5 meses de idade, e alguns animais já superaram a marca de 400 kg de peso, 1,5 kg de ganho médio diário, e muitos deles com circunferência escrotal acima dos 32 cm.  Acreditamos que esse trabalho nos levará a superar uma das principais características da raça Senepol, que é a precocidade.  Dentro de nossa avaliação, identificaremos animais SUPER PRECOCES, e somente os melhores avaliados é que serão disponibilizados ao mercado no dia 30 de novembro”, afirma Gustavo Rezende, da Tufubarina Senepol.
Tufubarina Pesagem intermediaria 22-08-13 028

Todas as pesagens, mensurações e avaliações são feitas pela Dra. Carina Ubirajara, da Universidade Federal de Uberlândia, que tem trabalhado com entusiasmo nesse contato com a raça Senepol.  A docilidade e precocidade dos animais são características que tem mais impressionado durante as avaliações.  O resultado final do Alta Performance Tufubarina será conhecido no dia 11 de novembro, lembrando que dessa prova sairá mais um touro contratado pela Alta Genetics do Brasil, que também participa efetivamente das avaliações e chancela a qualidade dos animais.

Dra. Carina Ubirajara, da Universidade Federal de Uberlândia

 

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!