Globo Rural

* fonte: G1 – Globo Rural – 08/08/11

O senepol, gado vermelho, mocho, de porte médio, vem chamando a atenção dos produtores. A raça foi desenvolvida há mais de um século nas Ilhas Virgens, no Caribe, e é resultado do cruzamento do Red Poll, inglês, com a NDama do Senegal, na África. Um dos principais resultados da mistura foi aliar características como precocidade sexual, aptidão materna e qualidade de carne adaptada ao clima tropical.

Adilson Reich conhece bem a raça, é criador de senepol há 10 anos em Camapuã, Mato Grosso do Sul. Hoje, Adilson tem 500 cabeças de gado puro de origem e conta que jamais o animal se estressou com o calor da região.

A raça senepol foi introduzida no Brasil por volta do ano 2000 e tem ajudado muito na melhoria genética da raça nelore, pelo cruzamento.

Eles são de fácil manejo e não se assustam com as pessoas. Em um confinamento, animais de seis criadores de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso estão passando por uma prova de avaliação de dsesempenho. Durante os quatro meses de acompanhamento, o gado recebe alimentação balanceada, igual para todos. A ideia é selecionar o bovino que tem melhor desempenho e assim aprimorar a seleção genética do rebanho de senepol.


Clique na imagem acima e assista a reportagem na íntegra.

Há dois anos, a Embrapa começou a trabalhar no melhoramento genético do senepol. “O programa passa pela parceria com os criadores da raça. Trabalhamos em várias linhas de características na parte de reprodução, desempenho e qualidade de carne”, explica Gilberto de Oliveira, zootecnista da Embrapa Gado de Corte.

A prova de avaliação de desempenho da raça termina em novembro. Quinze mil animais da raça já estão registrados no Brasil.


Link: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/08/embrapa-avalia-desempenho-de-touros-da-raca-senepol-em-ms.html

 

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!