Glândulas Sudoríparas x Adaptação.

* Fonte: ALICE (Acesso Livre à Informação Científica Embrapa)
** Fotos: Andréa R. Bueno Ribeiro (2008)

Características das glândulas sudoríparas de bovinos Nelore, Senepol x Nelore e Angus x Nelore. Estudo apresentado na 47 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (Salvador, BA – UFBA, 27 a 30 de julho de 2010).

O conhecimento de características que influenciam as trocas térmicas dos bovinos com o ambiente auxilia a seleção de grupos genéticos mais adaptados e eficientes para serem criados em clima tropical. Entre os mecanismos de termólise utilizados, a elevação na taxa de sudação é um dos mais importantes para os bovinos (Silva, 2000), havendo uma grande variação entre os grupos genéticos quanto ao número, comprimento, diâmetro, volume e forma das glândulas, influenciando de forma significativa a eficiência na perda de calor. Neste contexto, o objetivo neste trabalho foi avaliar as características das glândulas sudoríparas de bovinos Nelore (Bos indicus) e cruzados Aberdeen Angus (Bos taurus) x Nelore e Senepol (Bos taurus adaptado) x Nelore.


Glândula Sudoríparas: nelore.


Glândula Sudoríparas: angus.


Glândula Sudoríparas: senepol.

Conclusões: As características das glândulas dos animais Senepol x Nelore se assemelham às dos animais Nelore, diferindo das identificadas nos animais Angus x Nelore.

Clique aqui para fazer o download do estudo completo.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!