Fabio Mello assume presidência da ABCB Senepol na sexta

Posse será realizada na noite de sexta (27/01), no Spaço Senepol, em Uberlândia. Novo presidente diz que tem a criação de Senepol como projeto de vida

 

O advogado e pecuarista Fabio Mello assume, nesta sexta-feira (27/01), a presidência da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol). A posse será realizada às 21 horas no Spaço Senepol, localizado junto à sede da entidade no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia (MG). Mello encabeça a chapa Renovar & Inovar, eleita por aclamação no último dia 22 de dezembro. Ele vai suceder Itamar Netto, para um mandato de três anos, de 2023 a 2025. Na atual gestão, Mello atuou como Diretor de Relações Internacionais.

Nascido em Assis (SP), em 1972, Fabio Mello graduou-se em Direito em 1993, em Marília (SP), e desde então exerce a profissão de advogado. Começou sua carreira na cidade de São Paulo e, em 2001, migrou para Cuiabá, capital de Mato Grosso, atendendo convite da Universidade de Cuiabá para compor o quadro de professores daquela instituição.

Sem experiência com pecuária, embora tenha criado cavalos da raça Quarto de Milha e participado ativamente de provas de team penning e laço em dupla, em 2012 adquiriu a Fazenda Conquista, localizada no município de Rosário Oeste (MT).

Em 2013, seguindo sugestão de Jorge Basílio, então cliente do escritório de advocacia, iniciou a criação da raça Senepol. Os primeiros animais foram adquiridos na Feicorte de 2013 e o primeiro criador com quem teve contato foi Itamar Netto, de quem recebe o cargo de presidente. Mello conta que as primeiras aquisições foram feitas com muita dificuldade, dada a falta de informações, pois na época as avaliações ainda eram poucas, diferente e que ocorre hoje, quando vários criadores se dedicam com afinco ao melhoramento genético e com transparência explicitam os números, o que autoriza compras mais seguras.

Ele destaca que, desde 2013, tem a criação de Senepol como projeto de vida, que é divido com a advocacia. Ainda sobre a lida jurídica, além de ter participado da formação de mais de 9 mil bacharéis de Direito, nos 13 anos de magistério, foi também Conselheiro Titular Estadual da OAB/MT por nove anos e atualmente está na gestão estadual da entidade, como Ouvidor Geral.

Fabio Mello é um entusiasta do Senepol. Se define como um apaixonado pela raça, principalmente pelo potencial de produção de carne de qualidade. Esse é, aliás, seu carro chefe. Tanto que criou a marca Carcaça da Conquista, que identifica os animais elite nas três características da carcaça. A confiança dele na raça se exprime nos 24 leilões que já realizou, estando atualmente no número 3.200 animais puros. Na atual estação de monta, está em busca de 600 prenhezes.

Foi por confiar no potencial da raça é que ele aceitou estar à frente da ABCB Senepol. Antes, porém, se filiou a um grupo de criadores que efetivamente está comprometido com a raça, pois assim como ele têm o Senepol como projeto de vida. Mello afirma que os desafios no comando da entidade são imensos, “notadamente pelo momento da pecuária, que fora seu ciclo está abalado pelo momento político do país”. Entretanto, a resiliência é uma de suas características, o que impulsiona e dá energia para superar as adversidades.

Ele destaca que vários projetos foram modelados antes mesmo da posse. E cita a descentralização da Diretoria de Eventos, de forma a autorizar a participação mais efetiva nas principais feiras do país, mostrando ao mercado as qualidades do Senepol. Outro ponto de atuação será o fortalecimento do PMGS (Programa de Melhoramento Genético do Senepol), buscando a participação efetiva do maior número de associados na execução dos quatro pilares do programa.

O apoio ao pequeno criador será outra bandeira a ser defendida, principalmente na viabilização da comercialização de sua produção. A prova oficial da raça também será defendida, com dois vieses, a identificação dos melhores indivíduos da safra e a congregação entre os criadores. A valorização dos produtos F1 será outro ponto de atuação, objetivando, com isso, o aumento do uso de touros na monta natural. Por fim, o destaque principal será a maciça divulgação das qualidades e resultados do uso do Senepol, principalmente no cruzamento com outras raças, através de todos os meios de divulgação.

Há outras bandeiras a serem defendidas, as quais serão desenvolvidas observando o planejamento definido pela Diretoria. “Pelo número de ações, tem-se por inquestionável a confiança da Diretoria na raça e por conseguinte, de colocar o Senepol como segunda raça do país, atrás apenas da Nelore, da qual é, aliás, sua principal parceria no cruzamento”, explica o presidente eleito da ABCB Senepol.

Fabio Mello chama a atenção também para a importância da participação dos associados nas atividades da entidade. “Todas as ações apenas e tão somente terão os objetivos alcançados se os associados apoiarem a Diretoria e participarem ativamente da gestão, a qual tem como lema portas abertas”, ressalta.

 

Alavancagem

O atual presidente da ABCB Senepol, Itamar Netto, afirma que a chegada da nova Diretoria será muito positiva, porque traz para o comando da entidade pessoas que estão com energia e vontade de trabalhar. Estão entrando como diretores criadores de várias partes do Brasil, do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, do Maranhão. Há no grupo uma distribuição geográfica muito ampla, com diretores do Brasil inteiro.

Sobre as inovações que constam do plano de ação, segundo Itamar Netto, a nova Diretoria terá condições de trabalhar com uma agenda positiva. “Essa agenda terá uma boa aceitação por todos os associados, que como eu e a grande maioria dos associados têm esperança e fé não só na atividade pecuária, como também no fato de que a raça Senepol veio para ficar e é uma grande agregadora para a pecuária nacional.”

“Esperamos que a nova Diretoria tenha de fato bastante êxito. Ela vai contar com o apoio dos diretores anteriores. Eu, por exemplo, passo a fazer parte do Conselho Consultivo, formado pelos ex-presidentes da entidade. Farão parte do Conselho Consultivo, além de Netto, os ex-presidentes Gilmar Goudard, Pedro Crosara e Ricardo Pereira Carneiro.

“A própria renovação é bastante bem-vinda, como as inovações serão sempre bem-vindas. Eu creio que o Senepol deve ter uma alavancagem daqui para a frente”, observa Itamar Netto.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!