EXPOMONTE 2010

Fotos e comentários enviados pelo criador Gustavo Vieira – Senepol Tufubarina – Monte Alegre de Minas – MG.

Durante a EXPOMONTE 2010, no município de Monte Alegre de Minas, a raça Senepol foi representada pelo criatório Tufubarina Senepol, de Gustavo Vieira, cuja fazenda está localizada no mesmo município.


Comunicação visual, ilustrando os resultados dos cruzamentos com o Senepol.

Foram expostos animais POI, fêmeas S2 e bezerros PC, com o intuito de demonstrar a todos os pecuaristas presentes os caminhos trilhados dentro da raça, seja pelo POI, ou pela absorção.


Animais expostos: POI, S2 e PC.

Apesar de ser uma região extremamente leiteira, a procura por animais senepol foi intensa.  Na busca de um bezerro melhor no gado de leite, os pecuaristas presentes se disseram insatisfeitos com o uso de touros zebuinos, e apostam que o Senepol é a solução para a produção de bezerros pesados, e femeas dóceis que continuarão produzindo leite em suas fazendas.


Visitantes puderam ver todo o potencial do Senepol, único taurino presente na feira.

Durante a feira, a Tufubarina Senepol comercializou fêmeas, aspirações de doadoras, e o que deixou o criador e diretor da ABCB Senepol, Gustavo Vieira mais impressionado, foi a venda de bezerros desmamados. Segue relato:

“Nós que trabalhamos todo dia com a raça, seja pela fazenda ou representando a Associação, temos acompanhado o crescimento do Senepol em todo o Brasil.  O que aconteceu aqui em Monte Alegre nesse abril, que me surpreendeu, foi a procura por bezerros desmamados.  Na verdade, o que aconteceu, foi que os interessados em adquirir touros, simplesmente não querem esperar a recria da bezerrada, com o intuito de garantir que não ficarão sem esses animais .  Como não estão encontrando touros prontos, os criadores estão garantindo sua reserva genética senepol para futura utilização em estação de monta.”


Gustavo Vieira, Senepol Tufubarina.

Um desses interessados foi o proprietário da Estância das Flores, Dr. Napoleão Ferreira Borges, que adquiriu o bezerro Maestro FIV da Tufubarina, com idade de 8 meses, pesando 344 kgs.  “A minha area não é muito grande, e por isso mesmo preciso do melhor para a produção de bezerros com alto valor agregado.  E tenho certeza que o Senepol trará para minha fazenda o que estou procurando”.


Maestro FIV da Tufubarina, 8 meses com 344 kgs.


Dr. Napoleão F. Borges e Gustavo Vieira.

Vale também ressaltar a entrada de dois novos criadores na raça, os irmãos Rafael e Gustavo Capanema, que acreditam no crescimento da raça e no trabalho sério da Tufubarina Senepol. 

“É sempre muito bom abrir mercado, tendo como compradores gente séria e focada”, relata Gustavo vieira.  “Agora é esperar pra ver a genética Tufubarina sendo a precursora da genética da Fazenda São José, o que é um imenso prazer para nós”.


Novilha POI, adquirida pela Faz. São José durante a Expomonte 2010.

 

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!