Expolondrina 2019 terá pavilhão exclusivo para a raça Senepol

A 59ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (Expolondrina) terá pela primeira vez a participação massiva de criadores que selecionam a raça Senepol no estado do Paraná. Durante o evento, que acontecerá de 5 a 14 de abril, no Parque Ney Braga, haverá um pavilhão exclusivo para o Senepol, com a mostra de 50 animais de 9 criatórios paranaenses. A iniciativa tem o apoio institucional da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), que será representada pelo diretor de Marketing Ricardo Arantes.

O pecuarista Erik Jan Petter, que seleciona a raça na cidade de Castro/PR, expõe animais na Expolondrina desde 2010, mas acredita que a participação conjunta dos criadores este ano dará maior visibilidade para o Senepol. “A raça vem conquistando os criadores do Paraná por apresentar resultados superiores em cruzamento e pela fertilidade das fêmeas”, assegura Petter, do criatório Koelpe Senepol. A raça é selecionada há 18 anos no Brasil e já conta com mais de 100 mil animais registrados pela ABCB Senepol. No Paraná, assim como nas principais regiões produtoras de gado de corte, o número de criadores vem crescendo nos últimos anos em decorrência de características de grande impacto econômico, como maior velocidade de ganho de peso e bom acabamento de carcaça. Os animais vêm sendo utilizada em cruzamentos com Nelore e outras raças para produção e carne de qualidade, permitindo maior rentabilidade ao produtor.

Segundo o criador Sadi Isper Filho, do Senepol Luar, em Santa Mariana/PR, o grupo fez um planejamento antecipado para ampliar a participação na Expolondrina, pois a feira é uma importante vitrine para o agronegócio brasileiro. “A raça tem muito a contribuir para a pecuária de corte do país. Por isso, nos unimos e estamos otimistas com o evento. No pavilhão, haverá um espaço para receber os visitantes, que poderão esclarecer dúvidas sobre a raça, conhecer os projetos da ABCB Senepol para melhoria genética dos animais e apresentar nossos trabalhos de seleção”, diz Isper Filho, que juntamente com o criador Adilson Edson Reich comanda o Senepol Luar, em Santa Mariana/PR. O grupo de senepoleiros do Paraná ainda é composto pelos pecuaristas: Alaor Taques Filho (Mococa Senepol / Ventania-PR); Arthur Cesar Vigilato (4A Senepol-Campo Mourão-PR); Araripe S. G. Pereira (Senepol Terra Morena – Marialva-PR); Diogo Bianchi (3B Senepol – Campo Mourão-PR); Guilherme Garcia Gois (Agropecuária Gois / Umuarama-PR); José Valdir Brescansin (Senepol São Geraldo / Marialva-PR); José Cláudio Menarin  (Senepol a Campo-Ventania-PR).

A Expolondrina ainda terá em sua programação geral palestras, cursos, debates, oficinas, gastronomia e entretenimento.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!