Excelência genética no 3º Leilão Alta Performance Tufubarina

Animal superior produz progênies superiores. Com esta premissa, a Tufubarina Senepol tem a tranquilidade de realizar o Leilão colocando em oferta animais avaliados e, por isso, superiores e de elite 

Original

Impulsionado pela responsabilidade de levar aos pecuaristas reprodutores e doadoras com genética avaliada, a Tufubarina Senepol promove o 3º Leilão Alta Performance Tufubarina. O remate acontece no próximo sábado, dia 29 de novembro, às 14h, transmitido ao vivo pelo Canal do Boi, diretamente da Choperia Carro de Boi, em Uberlândia (MG). Os animais em oferta, 50 reprodutores e 30 doadoras, todos PO, carregam características superiores da raça Senepol.

A Tufubarina possui a tradição de disponibilizar o Senepol precoce e equilibrado quanto ao ganho de peso, carcaça e possuidores de DEPs positivas. A confiança que o plantel adquiriu perante os criadores do taurino é oriunda da responsabilidade com a raça, que pode ser visualizada na seriedade com que é feito o programa Alta Performance Tufubarina. Em parceria com a Alta Genetics, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Aval, Produquímica e Grupo Qualitas Melhoramento Genético a prova completou, neste ano, a sua terceira edição.

A seriedade em colocar no mercado indivíduos superiores, para que a raça em ascensão se desenvolva com um rebanho aprimorado, é o principal objetivo da Tufubarina Senepol. “Sem avaliação e identificação de indivíduos superiores corremos o sério risco de multiplicarmos em escala, o que a pressão de seleção certamente refugaria. Por isso, avaliar é uma ferramenta de condução do processo de seleção. Sabemos que nem todo macho serve como touro e, muito menos, nem toda fêmea pode ser considerada uma doadora. Nesse sentido o Programa Alta Performance oferece ao mercado o melhor da safra, sem reservas”, comenta Gustavo Vieira, da Tufubarina Senepol. 

Alta Performance Tufubarina 2014

Esta edição, a terceira do teste de performance, contou com 151 animais avaliados em 168 dias de prova, provenientes de onze criatórios que compartilham da solicitude em avaliar para garantir a evolução do rebanho Senepol brasileiro. A competência técnica da prova  é conduzida pela UFU com a chancela da Alta Genetics. Já a avalição genética do rebanho é realizada pelo Grupo Qualitas; a sanidade e avaliações reprodutivas são realizadas pela Consultoria RS Seleção; os índices de carcaça e acabamento, pela Aval Serviços Tecnológicos, e a nutrição, pela Produquímica.

O Senepol é uma raça promissora, que ganha cada vez mais espaço e participação na cadeia produtivo da carne. À vista disso, o criatório Tufubarina, desde sua fundação em 2005, focou seu trabalho na seleção e melhoramento genético com base nas provas zootécnicas e nas avaliações de grupos contemporâneos para identificação de animais melhoradores.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!