Embrapa Gado de Corte avança no controle de carrapatos em bovinos da raça Senepol no bioma Cerrado

Um estudo liderado pela Embrapa Gado de Corte promete revolucionar o controle de carrapatos em bovinos da raça Senepol no bioma Cerrado. Intitulado “Controle do carrapato dos bovinos (Rhipicephalus microplus) por meio do distanciamento das larvas na pastagem no bioma Cerrado: Sistema Lone Tick”, o trabalho apresenta resultados promissores após um ano de avaliação.

A pesquisa, que contou com 37 bovinos machos desmamados e castrados da raça Senepol em fase de recria, revelou que a aplicação de um período de pastoreio de 28 dias, combinado com um intervalo de 84 dias de vazio sanitário na pastagem, resultou em uma redução impressionante de 98,2% das larvas viáveis de carrapatos no ambiente. Surpreendentemente, este método permitiu o controle eficaz dos carrapatos nos bovinos sem a necessidade de acaricidas.

Além disso, os resultados mostraram estabilidade enzoótica em relação à Tristeza Parasitária Bovina (TPB), sem manifestação de sintomas nos animais. Os bovinos também não apresentaram casos de miíases, e o ganho de peso foi mantido de acordo com a categoria animal.

O estudo destaca a importância de mais pesquisas para investigar o potencial do Sistema Lone Tick em outros biomas, abrindo portas para o desenvolvimento de sistemas de controle integrado de carrapatos. Essa inovação promete não apenas melhorar a produtividade na pecuária de corte, mas também contribuir para a sustentabilidade do setor.

Com esses avanços, a Embrapa Gado de Corte reafirma seu compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela pecuária brasileira.

 

Noticia Completa: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1157232/1/COT-167-CNPGC-Controle-do-carrapato-bovinos.pdf

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!