Doadora Senepol é destaque na produção de oócitos em aspiração única

Sucesso genético do animal é obtido por fertilização in vitro e garante ampliação do plantel

Gisllene Rodrigues/ Berrante Comunicação

“A evolução de um plantel focado na produtividade”. Esse é o lema da Fazenda Água Comprida localizada em Uberlândia (MG), de propriedade de Camilo Gomes Leal. O criatório apresentou recentemente um resultado significativo: Uma doadora Senepol produziu 215 oócitos e 49 embriões na sua primeira coleta. Os dados foram apresentados pelo laboratório In Vitro no final de fevereiro.

DSC00619

A superioridade genética do animal reflete nos resultados obtidos. Conhecida por Vala 806, a fêmea passou por uma única aspiração até o momento. A doadora foi produzida por Jairo Ferreira Lima, da Senepol Genetropc, e vendida para Camilo Gomes Leal. A superioridade genética do animal reflete nos resultados obtidos. Conhecida por Gene Vala 806, a fêmea passou por uma única aspiração até o momento. A doadora foi produzida por Jairo Ferreira Lima, da Senepol Genetropic, e vendida para Camilo Gomes Leal. Gene Vala 806 é filha do WC 850 e tem como avô materno Vale 15.

WC-850

WC 850 – Pai

vale-15

Vale 15 – Avô

Camilo explica que a coleta de oócitos é um procedimento que contribui para o crescimento do plantel com garantia de qualidade genética. “O veterinário vai à fazenda e faz a coleta dos oócitos, depois leva para o laboratório e faz a fertilização in vitro. A partir daí, são transformados em embriões e, então, implantados nas receptoras”.

Segundo o proprietário, ter Vala 806 no plantel é motivo de alegria e satisfação. “É um animal de alta produtividade e que traz grandes contribuições para o crescimento da raça, pois ela consegue produzir dez vezes mais que um animal comum”.

DSC00621

Camilo planeja, ainda, ofertar a doadora em leilão, com o objetivo de firmar parceria com interessados na genética do animal. “Nesse momento, minha intenção é de continuar criando a Vala para multiplicar o rebanho”, declara.

 

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!