Dia de Campo, em Quadra (SP), lança primeira franquia do agronegócio nacional

Touros Senepol - Crédito Senepol Nova Vida

Levantamento realizado pela SMZTO aponta touro da raça Senepol como produto valorizado no mercado pecuário

No dia 1 de dezembro (sábado), às 9 horas, a holding de franquias SMZTO e a Senepol Nova Vida promoverão um dia de campo em Quadra, no interior de São Paulo, para o lançamento oficial da Fábrica de Touros Senepol, a primeira franquia de agronegócios no Brasil. Esta modalidade de negócios é voltada a pecuaristas que desejam maior valor agregado com a venda de touros puros de origem da raça Senepol.

O Senepol é uma raça bovina taurina de origem caribenha que cresce a passos largos nos grandes centros de produção de carne bovina devido aos ganhos de heterose que proporciona no cruzamento industrial a campo. Diferente de outros da mesma subespécie, os reprodutores Senepol são rústicos e adaptados às condições tropicais, sendo capazes de cobrir a campo, elevar o rendimento de carcaça e melhorar a qualidade de carne dos bezerros gerados, além de reduzir a idade ao abate e até mesmo os custos de produção.

Detalhes esses cruciais à rentabilidade do produtor, segundo levantamento de mercado inédito realizado pela SMZTO, que será apresentado in loco durante o dia de campo. As dimensões extensivas da nossa pecuária, que, por si só, é um destaque entre os principais players no comércio global de carne bovina, torna a produção de touros incipiente, o que pressiona para o uso de animais de ponta de boiada – de baixa qualidade genética – como reprodutores, retardando o desenvolvimento da atividade, avalia o empresário José Carlos Semenzato, proprietário da SMZTO Franquias.

Os ganhos de heterose gerados pelo Senepol ao criador reduzem o tempo de abate de quatro para dois anos, com animais atingindo peso de 20@ a pasto, com a suplementação mineral de praxe, aumentando os lucros na ordem de 30%.

Neste sistema de franquia, os interessados recebem assistência técnica, acesso a melhor genética do mercado, além de suporte na produção e comercialização dos touros. Investirão apenas nos custos para transferência dos embriões sexados de machos que serão implantados nas matrizes participantes e no pagamento de royalties no momento da comercialização do gado.

Genética de ponta

A oportunidade de aumentar renda é atraente, mas este é apenas um dos benefícios experimentados pelos franqueados, que passam a trabalhar com uma pecuária mais eficiente e têm acesso facilitado ao maior acervo genético da raça Senepol no mundo, que pertence a Senepol Nova Vida.

Recentemente, a Nova Vida fez importações maciças de doses de sêmen e embriões nos Estados Unidos e das Ilhas Virgens, onde nasceu o Senepol. Reproduzimos essa genética em escala e hoje conseguimos oferecer ao mercado genética de raçadores de sangue aberto, explica Neto Arantes, também diretor da Nova Vida e colaborador do projeto Fábrica de Touros Senepol, como é chamada a franquia.

Senepol em números

Uma das principais características do Senepol é a produção de carne macia, mesmo apresentando baixa porcentagem de gordura corporal, mas provas de ultrassonografia apontam linhagens com potencial para transferir marmoreio, aquela gordura entremeada que confere características gourmets à carne.

Quanto mais produtores experimentam essas vantagens, mais a raça avança pelo País, que contabiliza quase 900 criadores e 100 mil animais registrados em mais de 17 Estados. Mais de 300 mil doses de sêmen de Senepol foram comercializadas somente no ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA).

Os plantéis mais robustos estão Minas Gerais, São Paulo, Mato grosso do Sul e Goiás. O crescimento anual do rebanho Senepol gira em torno de 20% ao ano e deve expandir ainda mais após o surgimento de projetos como a Fábrica de Touros Senepol. Em decorrência dos ganhos gerados pelo choque de sangue nos cruzamentos feitos em condições de campo, o Senepol consegue elevar a rentabilidade do pecuarista comum acima de 30%.

=>     A participação no dia de campo requer credenciamento prévio com Luiz Fernando Pimentel por meio do telefone (11) 9 8585-3530

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!