Desmama Comparativa.

Informações cedidas pelo zootecnista da Fazenda Buriti (Uberlândia – MG) Rafael Pacheco.

A Fazenda Buriti, tradicional pelas crias ofertadas anualmente, sobretudo produtos de cruzamento industrial, apresenta os dados comparativos entre as raças Nelore, Senepol e Red Angus, feita no primeiro lote de bezerros desmamados em 10/05/2010 (safra de agosto e setembro).


Bezerro Nelore.


Bezerro meio-sangue: Nel x Red Angus.


Bezerro meio-sangue: Nel x Senepol.


Bezerra meio-sangue: Nel x Senepol.

No primeiro lote desmamado, foram inseminadas (IATF) 72 matrizes Nelore (LA e PO), nasceram 30 machos e 42 fêmeas apresentando as seguintes médias:

– Tabela Comparativa: Peso Nascimento (média/Kg).
Raça                            Peso
Nelore                           32 
Nel x Red Angus         37  
Nel x Senepol              30

– Tabela Comparativa: Peso Desmama (média/@).
Raça                             Sexo             Peso   
Nelore                        Macho                8 
Nelore                        Fêmea               7,2
Nel x Red                   Macho                10  
Nel x Red                   Fêmea               9,3
Nel x Sen                   Macho                9,7 
Nel x Sen                   Fêmea               9

Score Corporal das matrizes


Lote 1 – 72 matrizes (mães do grupo contemporâneo)

Foi realizado nova IATF e na desmama foi feito diagnóstico de prenhez (toque). Do total das 72 vacas, 63 estavam prenhas (cheias) e o restante, 9 vacas não confirmaram a prenhez (vazias). Foi feito uma análise vaca vazia x bezerro desmamado e o resultado apresentou que os bezerros nelxred apresentaram maior peso ao desmame porém, das 9 vacas vazias, 7 eram mães destes animais e o score corporal das matrizes estava abaixo do restante do lote o que apresenta uma forte ligação entre como o bezerro consome a mãe do nascimento ao desmame.

Prejudicando neste caso (mesmo com uma mineralização bem feita) a taxa de prenhez da próxima safra. Já as outras 2 vacas vazias eram mães de um bezerro nelore e de uma bezerra nelxsen.

Conclusão da desama comparativa


Padronização do lote de produtos Senepol.

Os produtos nelxsen nasceram pequenos, sem dificuldades de parto e se desenvolveram rápido. Na desmama apresentaram um excelente score corporal e um peso muito próximo aos produto nelxred, porém, as matrizes apresentaram ótimo score corporal, 100% delas cheias, o que significa que o bezerro senepol rumina mais cedo e não consome tanto as energias de sua mãe o que garante uma nova safra sem descarte de matrizes.


Rafael Cotta Pacheco.

 
Além do comparativo bezerro x mãe, o que ficou evidente é que a safra de produtos meio-sangue senepol apresentou uma padronização bem uniforme tanto de pelagem como de conformação corporal, todos com pelo zero, muito adaptados e mesmo em convívio com matrizes zebuínas, apresentaram maior docilidade no manejo a campo e no curral.

Comercialmente, os produtos cruzados com Senepol, pela uniformidade e padronização (não tinha fundo/refugo) foram os primeiros a ser vendido, no peso, em arroba de boi, um excelente negócio e, as fêmeas, um valor agregado extraordinário para continuação do cruzamento absorvente no Senepol.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!