Informações cedidas pelo zootecnista da Fazenda Buriti (Uberlândia – MG) Rafael Pacheco.
—
A Fazenda Buriti, tradicional pelas crias ofertadas anualmente, sobretudo produtos de cruzamento industrial, apresenta os dados comparativos entre as raças Nelore, Senepol e Red Angus, feita no primeiro lote de bezerros desmamados em 10/05/2010 (safra de agosto e setembro).
Bezerro Nelore.
Bezerro meio-sangue: Nel x Red Angus.
Bezerro meio-sangue: Nel x Senepol.
Bezerra meio-sangue: Nel x Senepol.
No primeiro lote desmamado, foram inseminadas (IATF) 72 matrizes Nelore (LA e PO), nasceram 30 machos e 42 fêmeas apresentando as seguintes médias:
– Tabela Comparativa: Peso Nascimento (média/Kg).
Raça Peso
Nelore 32
Nel x Red Angus 37
Nel x Senepol 30
– Tabela Comparativa: Peso Desmama (média/@).
Raça Sexo Peso
Nelore Macho 8
Nelore Fêmea 7,2
Nel x Red Macho 10
Nel x Red Fêmea 9,3
Nel x Sen Macho 9,7
Nel x Sen Fêmea 9
Score Corporal das matrizes
Lote 1 – 72 matrizes (mães do grupo contemporâneo)
Foi realizado nova IATF e na desmama foi feito diagnóstico de prenhez (toque). Do total das 72 vacas, 63 estavam prenhas (cheias) e o restante, 9 vacas não confirmaram a prenhez (vazias). Foi feito uma análise vaca vazia x bezerro desmamado e o resultado apresentou que os bezerros nelxred apresentaram maior peso ao desmame porém, das 9 vacas vazias, 7 eram mães destes animais e o score corporal das matrizes estava abaixo do restante do lote o que apresenta uma forte ligação entre como o bezerro consome a mãe do nascimento ao desmame.
Prejudicando neste caso (mesmo com uma mineralização bem feita) a taxa de prenhez da próxima safra. Já as outras 2 vacas vazias eram mães de um bezerro nelore e de uma bezerra nelxsen.
Conclusão da desama comparativa
Padronização do lote de produtos Senepol.
Os produtos nelxsen nasceram pequenos, sem dificuldades de parto e se desenvolveram rápido. Na desmama apresentaram um excelente score corporal e um peso muito próximo aos produto nelxred, porém, as matrizes apresentaram ótimo score corporal, 100% delas cheias, o que significa que o bezerro senepol rumina mais cedo e não consome tanto as energias de sua mãe o que garante uma nova safra sem descarte de matrizes.
Rafael Cotta Pacheco.
Além do comparativo bezerro x mãe, o que ficou evidente é que a safra de produtos meio-sangue senepol apresentou uma padronização bem uniforme tanto de pelagem como de conformação corporal, todos com pelo zero, muito adaptados e mesmo em convívio com matrizes zebuínas, apresentaram maior docilidade no manejo a campo e no curral.
Comercialmente, os produtos cruzados com Senepol, pela uniformidade e padronização (não tinha fundo/refugo) foram os primeiros a ser vendido, no peso, em arroba de boi, um excelente negócio e, as fêmeas, um valor agregado extraordinário para continuação do cruzamento absorvente no Senepol.