De Norte a Sul, “O Senepol Tá ON”

Mega Encontro “O Senepol Tá ON” reuniu criadores, especialistas e representantes de classe em um grande evento digital, que aproximou a Associação dos criadores fixados em todos os estados brasileiros

O Mega Encontro “O Senepol Tá ON” foi realizado no período de 30 de agosto a 3 de setembro, para marcar os 21 anos da raça no Brasil. LIVEs com conteúdo técnico variado, que contemplaram informações de mercado, além de cases de sucesso de novos criadores, bem como de usuários da genética Senepol em rebanhos comerciais para cruzamento com gado leiteiro e de corte, foram transmitidas a partir de um estúdio montado no lounge da ABCB Senepol. Tudo aconteceu respeitando os protocolos sanitários da pandemia, dentro do Parque de Exposições do Sindicato Rural de Uberlândia, localizado no Triângulo Mineiro.

A semana do Mega Encontro integrou a programação da 47ª Exposição Agropecuária Camaru e esse foi o segundo ano em que a Associação promoveu o seu principal evento anual em formato 100% digital. “Estamos em um período de transição entre eventos digitais, presenciais e híbridos. Os sócios, seguidores e técnicos interessados na raça Senepol já estão condicionados a buscar informações e a participar de intercâmbios, debates, palestras, treinamentos e leilões por transmissões através da rede mundial de computadores. Além disso, acreditamos que, pela internet, a possibilidade de atingir um público genérico, formadores de opinião e até o consumidor, é maior e mais eficaz”, diz o diretor de MKT da ABCB Senepol, Giuliano Jorge Wassal.

Um leilão oficial da raça e seis LIVEs foram realizados durante a semana inteira. Dois encontros foram direcionados com exclusividade aos criadores que são sócios da entidade e aos técnicos, porém a maior parte esteve aberta ao público com inscrição gratuita. Para o tema relacionado à presença crescente da genética Senepol no mercado de sêmen da categoria corte, os convidados foram Márcio Nery e Luis Adriano Teixeira, presidente e diretor Operacional da Associação Brasileira de Inseminação Artificial. Os representantes da Asbia apresentaram muitos dados e quadros importantes da evolução das técnicas de reprodução assistida e do impacto no melhoramento genético do rebanho. “O Senepol é uma raça que tem muitos atributos para contribuir com a evolução da pecuária brasileira, sendo uma opção muito interessante na produção de carne de qualidade. O interesse do público nos surpreendeu”, disse Nery ao final da transmissão.

A LIVE de casos de sucesso de novos selecionadores teve a participação de representantes das regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Simone Tanus falou direto de Nioaque/MS. Diogo, Bianca e Tati Bianchi entraram no evento a partir de sua fazenda em Luziana/PR. José Maria Alves Arcanjo foi o criador nordestino que falou da raça criada em Santana do Acaraú/CE. Fechando o quarteto, o associado Jorge Luiz Montechiari, que seleciona e tem rebanho comercial no município de Cantagalo/RJ.

No painel de representatividade do setor, a ABCB Senepol e a Sociedade Rural Brasileira (SRB), com a presença de seus líderes e atuais presidentes, respectivamente Itamar Neto e Teresa Vendramini, a “Teka”, falaram da importância da organização coletiva dos produtores para o fortalecimento das atividades rurais e a defesa dos segmentos produtivos com avanços jurídicos, tributários e econômicos.

Na LIVE de encerramento do Mega Encontro, o zootecnista Alexandre Zadra abordou o cruzamento industrial e o trabalho voltado à produção de animais F1 e Tricross. O especialista ouviu e avaliou os projetos desenvolvidos pelos pecuaristas de gado de corte Paulo Tarso, no oeste baiano, Matheus Liberato e Renato Tosta, em Rondônia, e de gado leiteiro Alex Kisiel, no noroeste do Rio Grande do Sul, com sêmen de Senepol em vacas Jersey e Holandês.

Em todas as etapas gratuitas e abertas, o presidente da ABCB Senepol esteve presente nas aberturas das lives mediadas pela jornalista Márcia Benevenuto, do grupo publique juntamente com o Superintendente Técnico, Celso Menezes. O público interagiu bastante, enviando perguntas e comentários pelo chat das LIVEs. Centenas de pessoas passaram pelas transmissões, que tiveram um pico de visualizações e reações com 1.500 acessos dos internautas.

No espaço digital, também foi realizada uma Exposição Virtual de animais. As LIVEs do Mega Encontro O Senepol Tá ON podem ser acessadas no canal do YouTube da entidade.

“Ficamos muito satisfeitos com os resultados, acessos e retornos. A versatilidade da raça Senepol é, hoje, um dos grandes trunfos da pecuária brasileira para viabilizar a produção de carne de qualidade com genética taurina adaptada. Mostrar os resultados que surpreendem pelo desempenho do gado de fazendas de seleção, de cria, recria e terminação, em diferentes climas e ambientes, foi uma proposta positiva que atraiu o público ao Mega Encontro “O Senepol Tá ON”. O slogan, que tem como complemento a frase “ONde você usa vai muito bem”, sintetiza tudo que o vimos nessa semana produtiva”, disse o presidente da ABCB Senepol, Itamar Neto.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!