Curso virtual atualizou técnicos do Serviço de Registro Genealógico

Senepol reúne 30 técnicos inspetores PMGS

Foi encerrado na última quarta-feira (30/03) o Curso Virtual de Atualização Técnica do Serviço de Registro Genealógico do Senepol 2022, que engloba também em suas atividades o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS) e o Geneplus/Embrapa. A realização do curso de atualização é obrigatória, principalmente quando ocorrem alterações no Regulamento do SRG. Participaram 30 técnicos inspetores do SRG/PMGS/Geneplus.

A abertura do treinamento foi feita na segunda-feira (28/03).  Foram abordados vários assuntos, entre eles: coleta de dados fenotípicos, utilização das informações genéticas para acasalamentos, sumários, aplicação prática das DEP’s, novidades da genômica na raça Senepol. Os conteúdos foram ministrados pelo Dr. Maury Dorta e Dr. Gilberto Menezes, do Programa Geneplus/Embrapa, e pela equipe da Agropartners, representada pelo Prof. Fernando Garcia e pela pesquisadora Isis Hermsdoorf. O Superintendente Técnico suplente, Maurício Borges, abordou o Regulamento das Provas de Avaliação Intra e Extrarrebanho e sua importância para o melhoramento da raça.

Além desses temas, foram repassadas aos técnicos as mudanças que ocorreram no Regulamento do SRG aprovado em 18/01/2022 pelo MAPA, orientações com relação a novos procedimentos de RGN/RGD, aprimoramentos e mudanças no sistema eletrônico do SRG, inclusive a modernização da Consulta Pública de animais que já está disponível a todos os criadores. Um assunto também destacado na programação foram as instruções para coleta de dados de novas mensurações como Umbigo e Frame para aprimoramento do Padrão Racial e validação de marcadores genéticos ligados a estas características.

Com o objetivo de capacitar novos técnicos para áreas de crescimento da raça como o Nordeste, participaram também o Médico Veterinário Felipe Francelino, do Ceará, e o Zootecnista José Aparecido, de Sergipe, que estão no processo de credenciamento. Eles estiveram presencialmente na sede da ABCB Senepol durante três dias, com toda a equipe do SRG e Superintendência Técnica concluindo algumas etapas do Cronograma de credenciamento.

De acordo com o Superintendente Técnico da ABCB Senepol, Celso Ribeiro Ângelo de Menezes, o novo regulamento do SRG passou por uma revisão geral do CDT e dos representantes do MAPA, ficando atualizado frente às exigências da legislação e com uma linguagem bem clara para evitar qualquer conflito interpretativo. Participaram também do curso toda a equipe de colaboradores da ABCB Senepol, preparando-os para essa nova fase de modernização e crescimento da raça Senepol.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!