Criadores já podem se inscrever na 5ª edição da PADS

Realizada a pasto nas condições da pecuária brasileira, prova contribui com a evolução da raça ao identificar animais melhoradores

 

pads_senepol

Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição da Prova de Avaliação de Desempenho do Senepol (PADS) que tem promoção e organização do Núcleo de Melhoramento do Senepol (NBM Senepol) e supervisão do Geneplus – Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte. A prova tem como objetivo identificar animais superiores e tem como novidade nesta edição a parceria com uma central de sêmen. Os touros que apresentarem melhores resultados terão preferência na possibilidade de contratação pela Alta Genétics.

Segundo o zootecnista do Geneplus e técnico da ABCB Senepol Lucas Nascimento Silva, a PADS é realizada a pasto, fator que a diferencia de outras provas e a aproxima da realidade da pecuária brasileira. “Vale lembrar que a prova visa identificar novos touros melhoradores contribuindo assim para a evolução da raça”, afirmou.

Outro benefício apontado pelo zootecnista aos participantes é que cada um deles terá a oportunidade e a preferência de receber gratuitamente no mínimo 20 doses de cada touro selecionado para a Avaliação de Touros Jovens da Raça Senepol (ATJPLUS-Senepol).

Dentre as características avaliadas na PADS estão: tipo racial, peso ao final da prova, ganho médio diário no período de avaliação, perímetro escrotal ao final da prova, conformação, precocidade e musculosidade, área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea.

A PADS terá duração de 280 dias, sendo os 56 primeiros de adaptação e será realizada na fazenda San Francisco no município de Miranda (MS), a 236 km de Campo Grande (MS). A recepção dos animais vai ocorrer entre os dias 29 de junho a 02 de julho. Os animais também serão vistoriados por dois técnicos credenciados pela ABCB Senepol, de acordo com o regulamento da prova.

Aberta a todos os criadores de Senepol, a prova será feita com animais PO nascidos de 01/07/2014 a 31/12/2014. As inscrições estão a cargo do zootecnista Lucas Nascimento Silva que as receberá pelo e-mail LNSZOO@HOTMAIL.COM, mais informações pelos tels. (67) 3368-2181 e (67) 8121-9034.

Assessoria de Imprensa / Berrante Comunicação

Leonardo Leal

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!