Criadores de Senepol comemoram participação na Expointer 2019

A estreia do Senepol na maior exposição agropecuária da América Latina, a Expointer, garantiu uma grande divulgação da raça em jornais, canais de televisão e rádios e também entre os visitantes da feira, que recebeu 420 mil pessoas, entre 24 de agosto e 1º de setembro, em Esteio/RS. Entre as autoridades que viram de perto a estreia do Senepol e passaram pelo pavilhão da raça estava o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Os visitantes ainda puderam conhecer mais sobre o Senepol durante a apresentação técnica ocorrida no dia 26 de agosto, na pista da Expointer, e conduzida pelo técnico inspetor da associação, Giovane Camargo. O diretor da ABCB Senepol, Artur Monassi, também participou destacando o potencial produtivo da raça e sua contribuição para a pecuária gaúcha e nacional. “Por ser um animal de pelo curto, menos suscetível a parasitas e altamente produtivo, o Senepol tem muito a contribuir com a pecuária da região Sul do Brasil. Os rebanhos selecionados no Rio Grande do Sul têm tido bom desempenho tanto nas épocas de muito calor quanto nas baixas temperaturas do inverno”, destaca Monassi. Segundo ele, a Expointer garantiu grande visibilidade para a raça e deve resultar em novos criadores de Senepol na região.

Segundo a expositora e sócia-proprietária do Senepol da Coxilha, Amanda Mohara Goelzer, a estreia da raça foi muito positiva. “Apresentamos animais de qualidade e que representaram bem a raça. Por ser o primeiro ano do Senepol, houve bastante procura e interesse por parte dos visitantes, e consideramos que o retorno do investimento aconteça em médio e longo prazo”, diz Amanda, que pretende participar da Expointer em 2020.

Com um crescimento de 17,37% no faturamento financeiro (R$2.699.868.739,57), a exposição confirmou ser um evento de boas possibilidades de vendas também para os criadores de Senepol. “É uma feira em que o produto, se for de boa qualidade, vende facilmente. Muitos pecuaristas já me ligaram após a Expointer querendo adquirir touros. Para 2020, terei condições de preparar melhor os animais para o evento, inclusive em volume maior, pois muitos estão nascendo agora”, explica o expositor e pecuarista Paulo Moura, titular da Agropecuária Triunfo.

A procura por informações sobre a raça também foi grande. De acordo com o expositor e proprietário da Cabanha JN Senepol, Júlio César Nunes Ortiz, isso prova que muitos gaúchos já vinham pesquisando sobre a raça e aproveitaram a Expointer para obter mais informações. “A estreia na Expointer ajudará a consolidar o Senepol no sul do Brasil, pois mostrou exemplares selecionados por criadores gaúchos, ou seja, totalmente adaptados ao nosso clima e sistema de criação”, acredita Ortiz, que já faz planos para a edição de 2020. “Tenho a expectativa de que o número de animais na próxima feira vai dobrar, consolidando cada vez mais o Senepol gaúcho”, anima-se.

A feira possibilitou também aos visitantes a oportunidade de degustar a carne Senepol. O chef Roberto Vianna foi responsável pelo preparo do churrasco. “O Senepol foi a grande estrela desta edição da Expointer e chamou bastante atenção do público, inclusive de criadores de outras raças, pela qualidade dos animais apresentados e por todo o potencial produtivo que tem”, finaliza o zootecnista Nathã Carvalho, que atuou na organização da 1ª Exposição de Senepol na Expointer juntamente com a ABCB Senepol, os expositores e a consultora comercial Jocelia Vargas.

Foto: Nathã Carvalho

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!