Criador de Senepol conta sua história, no Globo Rural | ABCB Senepol

Criador de Senepol conta sua história, no Globo Rural

Notícias

Publicado em: 3 de outubro de 2022
Criador de Senepol conta sua história, no Globo Rural

A experiência do criador e selecionador de animais da raça Senepol Silter Fadel foi mostrada com destaque, recentemente, no programa “Na estrada com quem faz”, produzido pela Chevrolet e Rede Globo e exibido no intervalo do Globo Rural e no portal G1. A reportagem mostra a atuação conjunta de três gerações da família, Silter, o filho e o pai, todos envolvidos nas atividades da Fazenda São Vicente, em Campos Novos Paulista, na região de Assis, interior paulista.

Médico veterinário, Silter está envolvido com o Senepol desde a chegada da raça ao Brasil, em 2000. Em 2003, a fazenda entrou fortemente nas atividades de reprodução. Até então, a propriedade era uma central de receptoras de embriões. No trabalho de gestações terceirizadas para a multiplicação de animais PO de grande porte, atendeu criatórios como Grama, Santa Helena, Genotropic, Coroados, Bela Vista e 3G, entre outros.

Na reportagem, Silter conta sobre sua formação. Ele está cursando mestrado em saúde animal e tecnologia de produção, além ter se especializado em reprodução de bovinos. Essa identificação com animais explica a dedicação à pecuária, especialmente a raça Senepol. O pai dele segue a tradição agrícola da família, formada basicamente por agricultores.

“Seguindo a geração (dos avós), meu pai na agricultura, modernizando aos poucos o sistema tradicional para a tecnologia de ponta e a minha geração trabalhando na área de animais”, explica o veterinário, referindo-se à distribuição das áreas de atuação na fazenda. O filho de Silter, que está concluindo o curso de Medicina, também se dedica à pecuária, na seleção de gado.

A soma das vocações dos integrantes da família gerou um ambiente favorável à adoção na propriedade do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). O pai de Silter, devido à experiência dele na agricultura, fica responsável pelo cultivo de sorgo, milheto e capim para nutrição dos animais e do plantio de grãos comerciais, como a soja, enquanto o médico veterinário fica encarregado pela pecuária, já que seus estudos são focados neste setor.

“Nós encontramos um equilíbrio. Eu sempre gostei da pecuária, ele sempre gostou da agricultura, aí nós percebemos que, se uníssemos forças, iríamos potencializar o que nós tínhamos aqui. Então iniciamos um projeto de mais de 25 anos de integração da agricultura dentro da pecuária, para podermos ter renovação de pastagens e começamos a modernizar a tecnologia de pecuária numa região ainda muito extensiva. Hoje, a gente trabalha com consultoria de desenvolvimento produtivo focado na área de pecuária, um lastro de agricultura e com projetos de integração em floresta também.”

Silter também integra a equipe de técnicos do Programa de Melhoramento Genético Senepol (PMGS), da ABCB Senepol. “Tenho muito orgulho de ser criador, selecionador, técnico e consultor de projetos para a raça Senepol. A raça faz parte de nossa história que, junto de nossas atividades agropecuárias, nos faz trabalhar neste segmento produtivo, que a cada dia vem se tornando mais sustentável. Me sinto honrado em colaborar para o crescimento do agronegócio em nosso país.”

Confira a reportagem no link https://g1.globo.com/especial-publicitario/chevrolet/na-estrada-com-quem-faz/noticia/2022/09/23/tres-geracoes-atuam-juntas-em-fazenda-no-interior-paulista.ghtml.

 

 

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print