CP CRV Lagoa realiza o teste de performance 2015

Com a tradição, desde 2008, em promover seleção genética aos rebanhos do Brasil, a empresa abre inscrições para a edição deste ano

CP CRV Lagoa_SENEPOL

Importante ferramenta no processo de seleção animal, com resultados pontuais alcançados desde a primeira avaliação, em 2008, o teste de performance realizado pelo CP CRV Lagoa está com as inscrições abertas para a edição 2015. A prova tem como objetivo central identificar o Senepol ideal para a pecuária de ciclo curto, aquele animal harmônico capaz de produzir carne de qualidade em um período de tempo menor.

As inscrições vão até 27 de abril, tendo como data marcada para a recepção dos animais o período entre 20 e 30 de abril. O teste de performance da CP CRV Lagoa consiste da avaliação pelo Grow Safe System que registra a quantidade diária de alimento que cada animal ingeriu. Assim, com as mensurações através do cálculo do peso do animal e a porção alimentar ingerida, é possível identificar o Senepol mais eficiente.

Os critérios mensurados na prova, que juntos conduzem ao Índice CP, são: ganho médio diário, escores visuais de carcaça (conformação, precocidade, musculatura), umbigo, escore de temperamento, perímetro escrotal, área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea, marmoreio e tipo (combina racial, aprumos e morfologia do aparelho reprodutivo). O teste possibilita melhorias aos rebanhos participantes, pois o criador poderá comparar a eficiência do seu animal perante o de outros pecuaristas, e, dessa forma, conduzir o seu plantel à seleção genética.

Como o processo de melhoramento exige uma avaliação dos animais dispostos nas mesmas condições, com um sistema de manejo homogêneo, o CP preparou um espaço adequado – separados por raças em diferentes piquetes, estes com cocho coberto e bebedouros com água potável. “Obtém-se um peso de entrada (não divulgado) utilizado para o cálculo da quantidade de dieta a ser fornecida inicialmente, durante o período de adaptação (42 dias). Após este período realiza-se uma pesagem inicial, determinando o começo da prova. Passados 45 dias realiza-se a pesagem intermediária e a primeira mensuração do perímetro escrotal e 90 dias após o início do teste é feita a avaliação final, momento em que são tomadas todas as 12 características avaliadas na prova”, dados do Informativo Técnico (anexo).

Para participar do teste os animais inscritos devem ter nascido de 01 de agosto a 31 de outubro de 2014, portando todos os documentos exigidos: Ficha de inscrição (http://www.crvlagoa.com.br/cpcrvlagoa.asp), Registro Genealógico de Nascimento (RGN) – caso o animal não tenha, poderá ser controlado durante a prova, sendo assim enviar genealogia juntamente com os outros documentos-, contrato CP CRV Lagoa/Criador (2 vias assinadas), atestado negativo de tuberculose e brucelose, atestado de sanidade do rebanho de origem assinada pelo médico veterinário responsável, guia de trânsito animal e nota fiscal de simples remessa.

Confira o Informativo Técnico: Informativo Tecnico_CP2015 Senepol_V1

Berrante Comunicação

Por Karina Mamede

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!