A Feira do Agronegócio Mineiro – Femec 2018 terminou na última sexta-feira (23) com um faturamento de cerca de R$ 232 milhões e um público de mais de 53 mil visitantes, segundo balanço divulgado pelo Sindicato Rural de Uberlândia. Durante o evento, ocorrido no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia/MG, a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) realizou cursos e mostra de animais. “Para que cada vez mais produtores conheçam as vantagens da raça para o desenvolvimento de uma pecuária de corte sustentável, estamos ampliando nossa participação em exposições por todo o Brasil. A Femec é uma feira de grande destaque em Minas Gerais e conseguimos, ao longo dos quatro dias do evento, levar informações sobre a raça, tanto para criadores e profissionais do setor quanto para o público em geral”, destaca o presidente da entidade, Pedro Crosara Gustin.
Para o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Gustavo Galassi, a feira foi bastante positiva para o produtor. “A Femec 2018 consolidou mais um ano de resultados excelentes. Registramos aumento tanto no número de expositores como do público presente e do faturamento final”, disse.
Com a chancela da ABCB Senepol, a Femec 2018 foi palco do 3° Curso Intensivo de Capacitação Técnica da raça Senepol nos dias 20, 21, 22 e 23 de março. Participaram 24 profissionais de Ciências Agrárias interessados em atuar como técnico inspetor da entidade. Segundo o superintendente Técnico da associação, Celso Menezes, para atender à crescente demanda pelo serviço de registro, a entidade tem credenciado novos técnicos inspetores. “Expandimos nossas fronteiras e estamos, atualmente, presentes em 21 estados, com associados inclusive internacionais, como na Bolívia e no Paraguai. O rebanho de Senepol no Brasil praticamente triplicou em quatro anos, saindo de 26.840 animais para quase 90 mil registrados atualmente”, esclarece Menezes.
Já o curso de cortes de carne Senepol atraiu profissionais que atuam no segmento de açougues e restaurantes. Foram dois dias de aulas conduzidas pelo mestre parrillero Daniel Mansour e com a participação de 118 pessoas. Ele explicou como fazer cortes do dianteiro e do traseiro do bovino, a forma correta de preparo da carne para preservar sua maciez e suculência e a temperatura ideal para assar. “Não existe carne de primeira ou de segunda, e sim um corte errado da carne que deixa o produto com qualidade inferior”, explica Mansour.
A ABCB Senepol realizou ainda a assembleia geral, com a presença de associados de todo o Brasil durante a Femec 2018.
Informações para a Imprensa | Grupo Publique
(11) 99382.1999 – assessoria@publique.com – com Priscila Pontes
(11) 97083.7862 – riba@publique.com – com Riba Velasco
(11) 97081-0561 – larissa@publique.com – com Larissa Vieira
(11) 99595-3213 – mylene@publique.com – com Mylene Abud