Central Senepol Lab FIV compra 50% de Drone da Ilha, um dos melhores touros para conformação

Conformação, padronização de carcaça e qualidade de carne são apenas alguns adjetivos que traduzem a eficiência do touro Senepol Drone da Ilha, filho de uma das melhores doadoras do criador Alberto Diniz Zerlotini, de Uberlândia, Minas Gerais. Segundo técnicos da Central Lab FIV, empresa que adquiriu 50% da propriedade do animal recentemente, ele está entre os melhores touros da atualidade para conformação e padronização de carcaça.

Drone da Ilha foi descoberto durante o circuito Rota do Senepol, projeto em que técnicos da empresa varrem criatórios de Senepol pelo Brasil, principalmente pequenos e médios, para identificar raçadores em potencial, além de oferecer soluções em reprodução.

“Ajudamos criadores a identificar e multiplicar o que há de melhor nos plantéis, assumindo a negociação desta genética em nossos canais de comercialização, mas no caso de Drone foi diferente. Pela qualidade que o animal possui, investimos R$ 80 mil para sermos sócios no animal”, anuncia Aluísio Fávaro, diretor Comercial da Central Senepol Lab FIV, sediada em Marília (SP).

Segundo ele,  Drone destaca-se por produzir bezerros precoces, pesados e padronizados, servindo tanto aos programas de melhoramento genético de animais puros quanto à produção de carne de novilhos meio-sangue para exportação, característica essa atestada em Prova de Eficiência Alimentar da Universidade Federal de Uberlândia, considerada uma das mais criteriosas do País.

Nesta prova, o animal surpreendeu em várias frentes, associando de maneira equilibrada caracterização racial, eficiência alimentar e características relacionadas à qualidade de carne, como Área de Olho de Lombo, Espessura de Gordura Subcutânea e Marmoreio. “Resumindo, seus filhos comem pouco, ganham peso rápido, vão para o abate mais cedo e atendem aos mercados mais exigentes de carne bovina”, diz Fávaro.

Primeiras vendas ocorrem durante o Leilão Central para os Amigos

Apesar da contratação recente, vários criadores já consultaram a Central Senepol LAB FIV em busca de informações sobre Drone da Ilha. A meta era utilizar sua genética apenas em acasalamentos dirigidos pela empresa, mas a grande procura culminou na comercialização de doses de sêmen do animal. Pacotes serão ofertados durante o Leilão Central para os Amigos, agendado para o dia 23 de julho (segunda-feira), às 20h30, com transmissão pelo Canal do Boi.

Destaque também às 65 fêmeas Senepol PO, parte da time de aspiração da central. “Muitas delas seguem prenhas com 100 dias de gestação, além do histórico de reprodução completo. Outras estão vazias para que investidor faça seu próprio acasalamento”, explica Fávaro.

A formação dos lotes foi garantida por marcas consagradas, como a Eva Senepol, Genelc, FP, Nery, Paraíso (do cantor sertanejo Leo, da dupla Victor & Leo), Leal, Porteira de Tábua, Brisa Agropecuária e Vale do Araguaia Senepol.

Sobre a Central Senepol LAB FIV

 A Central Senepol LAB FIV iniciou suas atividades em 2016 com a missão de oferecer soluções em reprodução e estimular a participação de novos criadores no circuito nacional da raça Senepol, assumindo o compromisso de comercializar a genética produzida pela empresa. Os técnicos avaliam os pontos fortes da fazenda, direcionam os acasalamentos, a execução da Fertilização In Vitro – FIV e da Transferência de Embriões – TE e entregam a receptora com 100 dias de gestação, eximindo os clientes de possíveis mudanças no manejo.  “Incentivamos a criação de uma vertente mais rentável, dando todo suporte técnico necessário para que ascendam no Senepol”, conclui Favaro. informações: af@centralsenepol.com

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!