Associados da ABCB Senepol têm desconto nas análises de sêmen feitas pela ASBIA-BIO

08ec6d57-f245-45a1-89fe-b2b1cfffca11

A fertilidade de um touro é uma característica variável, podendo se alterar durante a fase reprodutiva, o ano ou no decorrer da vida útil do animal. Além disso, vários fatores podem prejudicar a fertilidade do reprodutor, tais como: nutrição, idade, estresse calórico, doenças infecciosas, agentes tóxicos. A recomendação da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), entidade da qual a ABCB Senepol é integrante, é realizar o exame andrológico em todos os reprodutores antes da estação de monta.  Esse cuidado deve ser adotado também para os touros destinados à produção de sêmen ou que participam de provas zootécnicas.

Os associados da ABCB Senepol têm direito a preços diferenciados na realização do serviço de análise de sêmen feitos no laboratório da ASBIA BIO. O laboratório realiza uma análise totalmente computadorizada, utilizando para isso equipamentos de última geração, garantindo um diagnóstico mais preciso da motilidade e da concentração do sêmen. É possível observar volume, motilidade, turbilhonamento, vigor, congelabilidade, ou seja, tudo o que está ligado à qualidade espermática. “Esse tipo de equipamento é o mesmo utilizado pelas centrais de inseminação, por alguns institutos de pesquisa e por apenas dois laboratórios particulares, sendo o ASBIA-BIO um deles”, explica o médico-veterinário Marcelo da Cunha Xavier, responsável clínico pelo laboratório e pela Bio Biotecnologia Animal.

 A análise de sêmen também é importante para verificar a qualidade das doses de sêmen do estoque da fazenda ou adquiridas de terceiros que serão utilizadas em um programa de IATF ou FIV, por exemplo. “Sabemos que a dose de sêmen é muito sensível à variação de temperatura e que os processos de transporte, armazenagem e manipulação do produto são vitais para a garantia da qualidade”, explica o presidente da ASBIA, Sérgio Saud. Ele esclarece que as centrais de inseminação associadas à entidade já seguem todos os padrões de qualidade para produção e conservação de sêmen e fazem altos investimentos no seu processo produtivo e em testes para a checagem da qualidade do sêmen, garantindo a qualidade do material disponibilizado ao mercado.

Onde encontrar- Os interessados em realizar a análise de sêmen no laboratório da ASBIA e ter direito ao desconto devem entrar em contato com a ASBIA pelo (34) 3333-1403 ou pelo e-mail asbia@asbia.org.br.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!