Associada Rubia Barra vence 1º Prêmio Planeta Campo

O trabalho da pecuarista associada da ABCB Senepol Rubia Pereira Barra, criadora e entusiasta da raça, realizado na propriedade da família em Goiás recebeu um novo reconhecimento nacional. Desta vez, ela foi a vencedora do 1º Prêmio Planeta Campo de Produção Sustentável, concedido do Canal Rural, na categoria pecuária propriedade de pequeno porte. A entrega foi feita durante o 2º Fórum Planeta Campo, realizado em São Paulo. O prêmio foi concedido por um comitê formado por Canal Rural, Embrapa, Instituto Ethos, Integrow, Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS).

No início de julho deste ano, Rubia Barra já havia vencido o 1º Desafio da Pecuária Responsável, promovido pela Phibro Saúde Animal, com o objetivo de mostrar soluções propostas por pecuaristas no cotidiano das propriedades. Ao todo, estavam inscritos 73 projetos voltados ao bem-estar animal de todo o Brasil.

Nessa primeira edição do Prêmio Planeta Campo, mais de 170 fazendas de todo o país se inscreveram. Seis foram premiadas, que foram as primeiras colocadas nas categorias Pecuária, Agricultura e Agroindústria, de pequeno, médio e grande portes. A proposta do prêmio é dar destaque ao trabalho desenvolvido por produtores brasileiros voltado à sustentabilidade, reconhecendo as principais práticas sustentáveis da agricultura e pecuária com resultados ambientais, sociais e econômicos positivos.

A Fazenda Palmito / Senepol Constelação, em Paranaiguara, sul de Goiás, tem 645 hectares e é comandada por Rubia, o marido José Guedes e os filhos Estevão, Otavio e Mateus. A premiação é resultado de um conjunto de práticas e conceitos adotados na propriedade. O engenho agrônomo José Geraldo Di Estefano, mestre em Desenvolvimento Sustentável e chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, destaca que na Fazenda Palmito tudo é sistematizado para o uso de conservação do solo. “A propriedade tem seus pastos protegidos, possui uma barreira de árvores para proteger o lago. Ela faz uso de conservação do solo o tempo todo”, diz.

“Todas as ações dentro da fazenda envolvem as pessoas, os animais, num nível de respeito e adequação ao manejo e ao resultado econômico. A fazenda mostra que o ambiente pode ser parceiro da produção”, acrescenta Di Estefano.

A organização do prêmio exibiu um vídeo contando um pouco da história da Fazenda Palmital / Senepol Constelação, no qual Rubia Barra reforça a importância da raça Senepol para ela. “O Senepol me trouxe para o curral”, destacou a criadora, que há dez anos atua na pecuária. Foi a chegada do primeiro animal Senepol que a fez intensificar as idas à fazenda e, por fim, abraçar a pecuária como atividade. “Apaixonei pela raça”, disse.

Desde então, ela vem adicionando seus conhecimentos em saúde pública à rotina da fazenda. E os resultados têm sido excelentes, com destaque para o bem-estar animal. Foi a adoção de conceitos sanitários aprendidos com os anos de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), em salas de vacina, que permitiu à propriedade praticamente zerar os casos de abscessos resultantes da vacinação e vermifugação dos animais.

Em 2016, Rubia implantou um Procedimento Operacional Padrão (POP), com limpeza e desinfecção de seringas e equipamentos usados para vacinar o gado. Todo o material utilizado na aplicação da vacina foi lavado manualmente e fervido por 20 minutos. Isso inclui a desinfecção das agulhas e de todos os itens utilizados como pinças e os componentes da seringa veterinária que têm contato com a vacina. A partir de 2017, a fazenda passou a usar outro método para a limpeza e esterilização do material, com cuba ultrassônica e detergente enzimático e autoclave.

Foram adotadas ainda as boas práticas de manejo no curral, como o manuseio tranquilo e sem correia e vacinando cada animal individualmente no tronco de contenção. Outras medidas implementadas foram o condicionamento dos animais por lotes antes da aplicação da vacina e vermífugo, sem nenhuma intervenção que cause desconforto, e o oferecimento de uma ração palatável colocada no cocho do curral, na saída do tronco.

Ao receber o prêmio Planeta Campo, Rubia ressaltou a importância do apoio da família, em especial do marido, José Guedes, na implantação de atividades e conceitos sustentáveis na fazenda. E disse que era um sonho fazer com que essas boas práticas pudessem ir para além da porteira da propriedade. “Acredito que quem trabalha com a pecuária tem responsabilidade com o bem-estar animal”, defendeu a criadora.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!