ASBIA lança Laboratório de Análise de Sêmen e destaca importância da ABCB Senepol

Notícias

Publicado em: 5 de maio de 2017
ASBIA lança Laboratório de Análise de Sêmen e destaca importância da ABCB Senepol

Com expectativa de elevar o número de análises de sêmen animal em 2017, a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) já iniciou as operações do Laboratório de Análise de Sêmen ASBIA- BIO. A solenidade de descerramento da placa em homenagem ao marco inicial das atividades ocorreu na quarta-feira (03/05), em Uberaba/MG, na maior feira de bovinos do país, a ExpoZebu 2017, e contou com a presença de diversas lideranças do setor pecuário.

O presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara Gustin, participou do evento e destacou que a ASBIA é um importante parceiro para a divulgação da raça Senepol e que pretende utilizar o laboratório em breve. A ABCB Senepol é uma das novas associadas da ASBIA. Já o presidente da ASBIA Sergio Saud destacou que a adesão de novos associados, como a ABCB Senepol, é importante para o fortalecimento da entidade, que representa 95% do mercado de inseminação artificial no país e conta com mais de 30 associados.

De acordo com o gestor da BIO – Biotecnologia Animal, Maurício Peixer, o laboratório tem capacidade para realizar a análise de 6 mil doses de sêmen de aves, bovinos, cães, equinos, gatos e suínos. “A taxa de gestão pode ser 5% maior quando o criador utiliza uma palheta de sêmen comprovadamente adequada para a inseminação. Por isso, é importante antes da estação de monta fazer a análise do sêmen que será utilizado para evitar o uso de palheta mal conservada ou manipulada erradamente, que afetam negativamente a taxa de prenhez.”, assegura Peixer.

As avaliações feitas pelo laboratório permitem verificar a motilidade progressiva, o vigor, patologias e a concentração das palhetas por meio de equipamentos sofisticados capazes de determinar diferentes parâmetros de qualidade das amostras espermáticas.

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print