As mães do Senepol no Webinar “A Raça em Foco”

lançamento sumário de fêmeas

Sumário de Fêmeas Senepol 2020/2021, que traz dados de 150 matrizes superiores da raça, com avaliações genéticas e DEPs genômicas, terá lançamento on-line

A ABCB Senepol vai realizar no dia 2 de fevereiro, a partir das 19h30, a primeira etapa anual da série Webinar – A Raça em Foco, destacando o lançamento da terceira edição do Sumário de Fêmeas da raça. Os convidados são os geneticistas Maury Dorta e Gilberto Menezes, com mediação do Superintendente Técnico da Associação, Celso Menezes. No evento on-line, os painelistas irão apresentar o documento de 2020/2021, que reúne as informações de 100 doadoras sêniores e 50 matrizes jovens com registros válidos de P120, PD ou PS. “A exemplo do Sumário de Machos, na edição das Fêmeas, realizamos buscas constantes para a obtenção de dados, com o objetivo de apresentar as matrizes de melhor performance, com o conhecimento de genes de interesse econômico e desejáveis para o desempenho zootécnico. Todas essas informações serão disponibilizadas pelo Sumário, que é uma grande ferramenta para que o criador possa realizar os melhores cruzamentos”, afirma Itamar Netto, presidente da ABCB Senepol.

Para a elaboração do Sumário, além da DEP Genômica, é considerado o Índice de Qualificação Genética (IQG), extraído com cálculos sobre as características para Peso à Desmama (PD), Total Materno à Desmama (TMD), Peso ao Sobreano (PS), Área de Olho de Lombo (AOL) e Espessura de Gordura Subcutânea (EGS), bem como os dados relacionados à produção e reprodução das progênies das matrizes. A base que constitui este documento inclui dados de indivíduos nascidos no período de 1980 a 2020, e as informações de genealogia são provenientes da ABCB Senepol. Já os dados fenotípicos são do banco do Programa Embrapa Geneplus, construído a partir de informações coletadas nas fazendas participantes do Programa e em testes de desempenho.

Dados genotípicos de 3.723 animais foram utilizados nas análises, os quais são provenientes de genotipagens realizadas pela ABCB Senepol e Embrapa. Todas as genotipagens foram realizadas no GGP Bovine 50k da Neogen. Após análises de consistência, foram totalizados 71.269 animais com observações relacionadas às diversas características avaliadas. Esses animais se referem a uma população de 204.658 animais da raça Senepol, sendo 1.825 touros e 36.199 matrizes. “Trabalhamos com a raça Senepol desde 2011 na busca e fixação de diversas características de impacto zootécnico. Ao adotar essas modernas tecnologias para incorporar os dados genômicos no processo de avaliação genética, o grupo sustenta a produção de uma rica fonte de informações para os selecionadores e produtores comerciais que trabalham com a raça no Brasil e no mundo. Os resultados apresentados são fruto de um trabalho competente de avaliação e seleção dentro dos criatórios e de provas de desempenho ao longo dos últimos 20 anos. Logo, esta obra é de autoria de todos os criadores, técnicos e pesquisadores dedicados ao melhoramento genético do Senepol – um ‘baita’ investimento de recursos financeiros e, especialmente, humano”, diz o gestor do programa Embrapa Geneplus e pesquisador da Embrapa, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!