Anunciados resultados da edição 2018.1 do Safiras e do Topázio

A divulgação dos resultados da edição 2018.1 do programa Safiras e Topázio ocorreu no dia 19 de outubro, em Lins/SP, com a presença de dezenas de criadores, técnicos e acadêmicos de Ciências Agrárias. A prova é chancelada pela ABCB Senepol através do PMGS e ocorreu de 23 de junho a 23 de setembro. No Topázio, 39 touros entraram no Grupo 1, com média de 21 meses de idade, e 47 no Grupo 2, com 19 meses. No Safiras, o Grupo 1 contou com 63 fêmeas jovens entrando com 17,4 meses de média de idade e o Grupo 2, com 56 novilhas de 14,6 meses de idade na entrada.

Para o presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara, as informações coletadas nas provas zootécnicas têm sido importantes para consolidar o Programa de Melhoramento Genético Senepol – PMGS. “Quem ganha com isso são os criadores, que acessam um vasto universo de números que estão compondo o nosso Arquivo Zootécnico Nacional da raça”, completou o superintendente Técnico da ABCB, Celso Menezes.

O evento contou com várias palestras técnicas sobre melhoramento genético. “Existem programas com avaliações tradicionais, como peso, desenvolvimento e morfologia, que continuam sendo importantes e fundamentais, e outros com as características complementares como o que estão mostrando Safiras e Topázio com dados de Eficiência Alimentar, Marmoreio, Precocidade Sexual e População Folicular, tudo com muita precisão e qualidade”, comentou o professor da Unesp José Fernando Garcia, se referindo aos índices que já fazem parte do novo Sumário CQG-Senepol, lançado pela Grama como catálogo dos programas, que ganharam DEPs para essas características (catálogo na íntegra em pdf disponível em http://senepoldagrama.com.br/safiras/procedimento/).

Já a especialista Liliane Suguisawa, responsável pelo trabalho de avaliação de carcaça por ultrassonografia do programa, mostrou a realidade do mercado mundial de carne, produção e participação comercial dos países. Ela destacou a evolução dos dados apurados no Safiras desde a entrada da DGT, na edição 2016.2. Segundo ela, o Safiras evoluiu em todos os aspectos de carcaça, destaque para Espessura de Gordura (59%), AOL (28%) e Marmoreio (17%). “Mostra que a carcaça está aprimorando conforme o criador se preocupa em melhorar geneticamente o rebanho e o Senepol é o meu grande parceiro nessa minha luta de fazer com que o Brasil consiga entregar uma carne de qualidade superior no mercado internacional”, concluiu.

O último a falar foi o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gilberto Menezes, que apresentou o balanço final da edição 2018.1. Ele abordou ainda como grande novidade do Safiras Sire a inclusão da característica Eficiência Alimentar – relação histórica de pais de Safiras foi criada na edição passada com base em índices de Escore do Trato Reprodutivo, População Folicular e Marmoreio.

Segundo Junior Fernandes, da Grama Senepol e da S+, que coordena as provas junto com o Geneplus, da Embrapa, foram divulgadas informações das DEPs dos 50 melhores patriarcas, com mais de 10 filhas avaliadas pelo programa. “Só para Eficiência Alimentar, geramos dados de mais de dois mil animais, o que representa muito para uma raça nova como a nossa no Brasil”, destaca Junior Fernandes. Ele ainda destacou a contribuição da ABCB Senepol para a evolução da raça. “A associação do Senepol está na frente de qualquer outra no Brasil com essa preocupação de armazenar tantos dados muito benéficos para manter o melhoramento genético da raça no Brasil”, elogiou Fernando Garcia, membro do CDT da raça e responsável pela avaliação genômica oficial da ABCB Senepol.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!