Inspeção dos técnicos da Associação tem por objetivo verificar se os taurinos estão em conformidade com os padrões do SRG
Na última segunda-feira (13), os técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) realizaram a vistoria técnica dos 38 animais de 16 criadores que participam Prova de Eficiência Alimentar de Touros Senepol. Realizada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a avaliação acontece na Vitrine Tecnológica da Fazenda Capim Branco da UFU, até o dia 27 de abril, e conta com o apoio da ABCB Senepol.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), Pedro Crosara, o objetivo da vistoria é garantir o cumprimento das normas do Serviço de Registro Genealógico (SRG) da ABCB Senepol. “Nesta prova que a UFU realiza com bovinos Senepol, a inspeção é uma das etapas e garante que os animais selecionados,em termos de resultados, estão dentro dos padrões preconizados pelo SRG da raça”.
Crosara explicou que para serem classificados, os animais devem possuir o padrão racial estabelecido pelo SRG, não apresentando defeitos como batoque, problemas de chanfro e aprumos. “Assim, teremos plena certeza de que o indivíduo melhorador, em termos de desempenho produtivo proposto pela prova de avaliação da raça, é plenamente qualificado também pelo padrão racial descrito no SRG, não apresentando características desclassificatórias, de forma a garantir a todos os criadores que o indivíduo de melhor resultado avaliado pelos critérios definidos para a prova pela UFU, será realmente um exemplo de indivíduo a ser geneticamente seguido e deverá ser plenamente recomendado para multiplicar a genética, como doador de sêmen, dando assim uma enorme contribuição para a evolução do melhoramento genético da raça Senepol.”
O superintendente Técnico da raça Senepol, também integrante do CDT, Celso Menezes, destacou que os animais que não forem aprovados na vistoria técnica por apresentar características que comprometem tanto a parte racial como a de funcionalidade não terão seus resultados divulgados. “Dessa forma, os resultados somente serão divulgados dos animais que estão em conformidade com o SRG.”
A inspeção, que é uma das exigências da prova para que os animais recebam o Registro Genealógico Definitivo (RGD), foi feita pelos técnicos Alex Marconato e Rafael Cota Pacheco, com extremo profissionalismo e elevado senso de responsabilidade, avaliando os indivíduos, e não os criatórios, atitude esta que muito enriquece o valor da prova da UFU, que recebe o apoio da associação.
Marconato disse que durante a vistoria técnica é realizada a avaliação fenotípica dos animais, por dois técnicos de forma independente e depois em conjunto, validando todas as 9 características fenotípicas e 9 funcionais checando assim a integralidade do que se preconiza no SRG como padrão racial para a raça Senepol. “Após a conferência, o touro recebe a marcação a fogo na perna direita traseira.”
Assessoria de Imprensa / Berrante Comunicação