ABCB Senepol firma parceria para garantir atendimento veterinário a rebanhos de Senepol

raca-senepol

Uma das regiões com grande concentração de rebanhos da raça Senepol, Uberlândia/MG terá, a partir deste ano, a oferta de atendimento clínico e cirúrgico para esses bovinos. A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) firmou parceria com o Centro Universitário do Triângulo (UNITRI) e a empresa de consultoria e assistência veterinária PrimeVet Brasil para garantir esse tipo de serviço aos associados da entidade que estejam localizados, a priori, em um raio de até 200 Km de Uberlândia.

O projeto será coordenado pelo professor da UNITRI, Silvio André Pereira Mundim, e terá a participação dos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da instituição de ensino. “O objetivo é oferecer aos acadêmicos de Medicina Veterinária um maior contato com situações do dia-a-dia, com relação ao atendimento clínico e cirúrgico em bovinos da raça Senepol, fazendo com que se coloque em prática o conteúdo aprendido nas aulas teóricas. Esta é uma excelente oportunidade para vivenciarem situações de atendimento clínico e cirúrgico a campo”, explica Mundim, que também é diretor da PrimeVet Brasil.

A iniciativa garantirá atendimento de qualidade a um preço menor, uma vez que o pecuarista arcará apenas com os custos de deslocamento da equipe técnica e da medicação, beneficiando, principalmente, o pequeno produtor. Também serão ofertados a custos menores, pela PrimeVet Brasil, exames bioquímicos, sorológicos, andrológicos e genéticos para os animais. Caso queira, o criador pode escolher outra prestadora de serviço. “Além de garantirmos uma redução de custos para o associado, com este projeto, estamos contribuindo para a prevenção de zoonoses e, também, para a inserção no mercado de profissionais capazes de atender às reais necessidades das propriedades rurais brasileiras selecionadoras de Senepol, uma raça que vem crescendo em todo o Brasil”, ressalta o presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara Gustin.

As atividades do projeto são realizadas mensalmente aos sábados e domingos, com agendamento prévio na ABCB Senepol, e executadas pelo professor Silvio Mundim, em conjunto com uma equipe técnica composta por uma médica- veterinária, três professores colaboradores, dois bolsistas voluntários de extensão, acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, que realizam plantões acadêmicos durante os semestres, e acadêmicos de monitoria na Área de Grandes Animais.

Os dados coletados nos atendimentos serão utilizados no desenvolvimento de pesquisas com a raça Senepol, podendo, ainda, gerar trabalhos de relatos de casos para a publicação de artigos científicos.

Informações para a Imprensa | Grupo Publique

(11) 9.9382.1999 – assessoria@publique.com – com Priscila Pontes
(11) 9.8839.1991 – renato@publique.com – com Renato Ponzio
(11) 9.7083.7862 – gualberto@publique.com – com Gualberto Vita
(11) 9.9105.2030 – carlos@publique.com – com Carlão da Publique

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!