ABCB Senepol representa a raça em reunião do Pró-Genética

A ABCB Senepol teve importante participação no encontro do Grupo Coordenador do Pro-Genética em Minas Gerais, realizado no último dia 4 de maio, durante a programação da 87ª ExpoZebu, em Uberaba (MG). A reuniu foi feita na sede da ABCZ, no parque Fernando Costa, e contou também com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Emater e Girolando.

O Superintendente Técnico da ABCB Senepol, Celso Ribeiro Angelo de Menezes, representou a entidade no evento. Ele ressalta que a reunião do grupo foi muito proveitosa. “Foi apresentada pelos membros uma série de relatórios mostrando o desempenho do rebanho mineiro, tanto de corte quanto de leite, e a influência do Pró-Genética nestes resultados”, destaca. É nítida, segundo ele, a melhoria da produtividade obtida com a utilização de reprodutores geneticamente superiores, proporcionando um ganho substancial nos rebanhos, não só nos pequenos produtores, como também nos grandes pecuaristas.

Foram discutidas e sugeridas novas ações do Grupo Coordenador, evidenciando que essa política pública deve ser ampliada para todo o Brasil. “Além do touro melhorador, o programa hoje oferece um verdadeiro ‘pacote tecnológico’ para os produtores, que envolve uma melhor gestão da propriedade, melhor manejo de pastagem e nutricional do rebanho, assistência sanitária, etc.”, acrescenta. Esse conjunto de soluções torna os pequenos produtores mais profissionais em todos os sentidos, reforça Celso Menezes.

Segundo o superintendente, para o Senepol, o programa é extremamente importante, principalmente porque a raça tem alta adaptabilidade e versatilidade em diversos sistemas de manejo, seja ele mais extensivo em regime exclusivamente a pasto, ou em sistemas mais intensivos, com excelentes resultados. “Por ser uma raça muito rústica e dócil, os criadores têm facilidade em seu manejo, sendo uma importante ferramenta para melhoria dos resultados econômicos dos produtores.”

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!