ABCB Senepol e CRV Lagoa firmam parceria para incorporar dados de prova ao PMGS

Foto_01_SENEPOL

Parceria firmada entre a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) e a CRV Lagoa vai permitir que as informações de avaliações genéticas geradas na prova de performance CP CRV Lagoa sejam incorporadas ao banco de dados do Programa de Melhoramento Genético de Senepol (PMGS). Segundo o presidente da ABCB Senepol Pedro Crosara Gustin, somente serão compartilhadas as informações dos animais cujos proprietários autorizarem oficialmente o procedimento.

O CP CRV Lagoa também passa a ser chancelado pela ABCB Senepol. Além disso, os técnicos da associação serão responsáveis por validar o padrão racial dos animais inscritos na prova. “As provas de avaliação serão usadas para alimentar o banco de dados do PMGS. Elas compõem a terceira etapa do programa, pois permitem analisar características de mais difícil mensuração, como ultrassonografia de carcaça, avaliação morfológica, eficiência alimentar, aspectos reprodutivos, nos animais elite da raça.

Segundo o gerente do PAINT e do Centro de Performance CRV Lagoa, Cassiano Pelle, a central está estruturando o CP Lagoa para atender ainda melhor os criadores de Senepol. Foram adquiridos mais cinco cochos Intergado e, com isso, mais animais poderão passar pelo teste de Eficiência Alimentar. “Essa é uma característica muito importante e que apenas algumas raças têm avaliado. A raça Senepol sai na frente avaliando seus animais do CP Lagoa. Este ano temos a participação de quase 400 animais Senepol, de 28 criadores, números bastante expressivos que nos colocam como uma das maiores provas da raça Senepol do mundo.”, diz,.

A prova CP CRV Lagoa tem como objetivo identificar os melhores animais dos rebanhos participantes, comparando-os com os de outros rebanhos. Além disso, ao final da prova, é realizado um leilão dos animais classificados como Top 30%.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!