ABCB Senepol disponibiliza Sumário de Touros 2021

A publicação apresenta os resultados da avaliação genética de touros Senepol e constitui o sétimo documento de reprodutores da raça produzido pela entidade com os dados do Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS) em parceria com Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte (GENEPLUS).

O Sumário é uma ferramenta de seleção pois subsidia o criador na definição de conceitos de trabalho, na escolha dos acasalamentos, na adoção de tecnologias e na melhor utilização dos recursos genéticos do rebanho com o objetivo de maximizar a produção animal.

A tecnologia se consolida por sua credibilidade e a interação permanente dos Técnicos do Programa e das Fazendas assistidas.

O Sumário apresentado constitui o resultado da avaliação genética utilizando-se informações das características relacionadas à produção e reprodução das progênies dos referidos touros, obtidos do banco de dados do programa de melhoramento. Com base nestes dados, foram consideradas os índices de Crescimento – peso ao nascer (PN), peso na fase materna (P120), à desmama (PD) e ao sobreano (PS), bem como o ganho pós-desmama (GPD); de Reprodução – perímetro escrotal ao sobreano (PES); Avaliação Subjetiva- conformação frigorífica (CFD), desmama e sobreano; Medidas para Ultrassonografia – área de olho de lombo (AOL), espessura gordura subcutânea (EGS), marmoreio (MAR) e consumo de alimento (CAR).

Para todas estas características, foram estimadas as Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) diretas e maternas. O estudo foi desenvolvido sobre análises de informações de 2.088 touros, 39.506 matrizes, 126 rebanhos e divulga 178.449 produtos, sendo 89.941 machos e 88.508 fêmeas.

O Sumário pode ser acessado e baixado no site da Associação: senepol.org.br/sumario

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!