ABCB Senepol ajudará desenvolver a raça na Bolívia | ABCB Senepol

ABCB Senepol ajudará desenvolver a raça na Bolívia

Notícias

Publicado em: 29 de agosto de 2022
ABCB Senepol ajudará desenvolver a raça na Bolívia

Entidade assina termo de cooperação técnica com Senepol Bolívia na quarta-feira (31/08), durante o Mega Encontro Senepol

A Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) e La Asociación de Ganaderos Senepol Bolivia y Razas Derivadas (Senebol) assinam, no dia 01 de setembro (quinta-feira), um Termo de Cooperação Técnica Internacional. Assinatura será feita no Spaço Senepol, às 19:30, com a presença dos líderes das duas entidades, como parte da programação oficial do Mega Encontro Senepol, realizada junto com a Camaru 2022.

Essa é a primeira parceria internacional estabelecida pela entidade, que tem sede em Uberlândia (MG) e representa criadores de todo o país. Com a parceria, a Senepol Bolívia (como é chamada a Senebol) vai poder compartilhar a experiência e o know how da ABCB Senepol, que é referência da raça no mundo. O Brasil tem o maior rebanho mundial de gado Senepol e a Associação brasileira tem forte atuação na disseminação e melhoramento da raça.

O presidente da ABCB Senepol, Itamar Netto, afirma que a entidade está aberta a esse tipo de intercâmbio e disposta a dar o apoio necessário para que a raça se desenvolva em qualquer lugar do mundo. Essa aproximação, diz ele, traz ganhos para ambas as partes e principalmente para a evolução da raça, que é o objetivo maior das duas entidades.
O protocolo da parceria explica que seu objetivo é a cooperação técnica e científica para intercâmbio de conhecimento, informações, tecnologias, boas práticas de metodologias e experiências de sucesso. E com isso fomentar o desenvolvimento do Senepol e seus cruzamentos, uniformizar o padrão racial e os procedimentos para registro genealógico.

O Superintendente Técnico da ABCB Senepol, Celso Ribeiro de Menezes, conta que a iniciativa da colaboração internacional foi uma demanda feita em dezembro do ano passado pelo vice-presidente da Senepol Bolívia, Mario Bruun, durante visita à sede da ABCB Senepol.

O Senepol vem crescendo muito nos últimos anos na Bolívia, que tem características climáticas e de solo bem próximas as do Brasil. A raça, acrescenta Menezes, se adaptou muito bem às condições naquele país e vem sendo utilizada para multiplicação do rebanho puro e para fornecimento de genética para cruzamentos, principalmente para o desenvolvimento da pecuária de corte.

O Termo de Cooperação prevê uma série de atividades conjuntas a serem desenvolvidas pelas duas entidades. Confira algumas:

• Promover por meio de eventos, exposições, feiras e leilões o congraçamento entre criadores do Brasil e da Bolívia ou potenciais criadores da raça Senepol, oportunizando negócios e intercâmbio comercial entre os dois países.
• Incentivar, fomentar e estimular o melhoramento genético, zootécnico e morfológico da raça Senepol e as pesquisas científicas e de cunho acadêmico sobre ela.
• Incentivar e promover as Provas Zootécnicas visando o melhoramento genético e de desempenho da raça Senepol e de seus cruzamentos.
• Executar em perfeita sintonia os serviços de Registro Genealógico e Controle de Genealogia, respeitando o Regulamento do Serviço de Registro Genealógico, o Padrão Racial e os procedimentos homologados pelo Ministério da Agricultura do Brasil.
• Possibilitar a participação recíproca de criadores e técnicos nos eventos promovidos pelas entidades em seus países, sejam eles presenciais ou virtuais.
• Possibilitar o treinamento e a capacitação técnica dos profissionais que atuarão no Serviços Genealógico e Provas Zootécnicas de ambos os países.
• Manter um canal permanente de troca de informações entre as Superintendências Técnicas no intuito de padronizar os procedimentos com relação ao Serviço de Registro Genealógico da raça Senepol.

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print