Abate Técnico 2012

Nos dias 5 e 6 de Junho, na cidade de Uberlândia – MG, foi realizado o 2º abate técnico promovido pela ABCB Senepol (Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol), onde foram analisadas carcaças de 10 animais, sendo 5 machos e 5 fêmeas oriundos do cruzamentos de vacas Nelore com touros Senepol PO. Os animais abatidos eram de propriedade do Sr. Itamar Netto, da Fazenda Bom Jardim.

 


O Abate foi teve o acompanhamento integral do Prof. Jorge Carlos Dias de Sousa, especialista em carcaças bovinas com reconhecimento nacional, vinculado a UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), onde foram comprovados os excelentes resultados obtidos pela primeiras mensurações feitas no frigorífico.

 

Além do professor da UFRRJ e da empresa Designer Genes Tecnologies Brasil, que fez as avaliações ultrassonográficas de área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e marmoreio, tivemos também a presença e vistoria do Diretor da ABCB Senepol, Ricardo Magnino, e o auxílio do Gerente de Serviços, Luiz Augusto Jacinto, e de André Galassi, ex-funcionário do frigorífico JBS Friboi.

 


Os resultados foram surpreendentes, tanto para os machos quanto para as fêmeas. Os animais foram abatidos aos 21 meses com o peso médio dos machos de 21 arrobas e das fêmeas de 18 arrobas. O rendimento de carcaça quente dos machos foi de 56,7% e o das fêmeas foi de 53,9%. A quebra por resfriamento foi muito pequena, em volta de 0,9%, quase insignificante para os modelos brasileiros.

 

A média de porcentagem de músculo que os machos obtiveram, em comparação ao de ossos e de gordura, foi de 71,81% e das fêmeas de 69,2%. A AOL (Área de Olho de Lombo) dos machos foi de 94,52cm² e das fêmeas de 85,21cm². A Espessura de Gordura Subcutânea nas fêmeas foi de 10,19 mm e nos machos de 4,70 mm.

 

Processos mais técnicos feitos com a carne como tensão de cisalhamento, maciez e suculência serão disponibilizados nas próximas semanas junto com o relatório técnico que está sendo elaborado pelo Prof. Jorge Carlos Dias de Sousa.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!