Abate no ES confirma alta qualidade da carne Senepol

A qualidade da carne Senepol foi comprovada durante abate realizado em outubro na unidade do Espírito Santo do Frigorífico Frisa. Foram abatidas 63 novilhas Senepol e cruzadas pesando em média 14,5 arrobas, com idade média de 24 meses. Os animais entraram no confinamento com 9 arrobas e permaneceram por 120 dias recebendo uma dieta rica em concentrado e de alto nível energético.

img-20161021-wa0170

O resultado do abate foi uma carne macia e com 83% de acabamento de gordura. As carcaças foram classificadas com índice 4 e 5, que representam acabamento uniforme e excessivo, respectivamente, considerados pelo Frisa como excelente. O índice de marmoreio também foi muito bom. “Estamos em uma região de grande calor e que passa por uma seca forte, mas, mesmo assim, os animais tiveram bom ganho de peso. A carne desse lote de Senepol apresentou extrema maciez. Se tiver maior oferta de animais da raça, o frigorífico continuará investindo na raça.”, diz o zootecnista do Frisa Felipe Perrone, que é especializado em carnes nobres. Segundo ele, outro abate realizado anteriormente de machos Senepol também apresentou bons resultados, com ganho de peso acima da média.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), Gilmar Goudard, os abates técnicos com a raça têm demonstrado a qualidade superior da carne Senepol. “A utilização do Senepol no cruzamento proporciona a utilização da heterose máxima, o que resulta em um ganho significativo ao pecuarista, seja na melhoria da qualidade da carne, no melhor aproveitamento de carcaça, ou na antecipação do abate, que acontece entre 7 e 10 meses. Em termos de faturamento porteira adentro, isso é muito significativo. A carne do Senepol se enquadra na qualidade de carne Cota Hilton.“, diz o presidente.

O menor tempo de permanência no confinamento para se atingir o ponto ideal de abate têm sido outro diferencial do Senepol comprovado nos abates. No caso do meio sangue Senepol, não apenas a maciez da carne chama atenção, mas também a precocidade e acabamento de carcaça. “Partindo de um peso inicial de 14 arrobas obtido ao final do período de recria, o boi convencional gasta, pelo menos, 6 meses para atingir 21 arrobas de peso final de abate, durante o período de terminação ou engorda, considerando-se um ganho de peso diário de 1.166 g/dia. O meio-sangue Senepol, pelo seu potencial genético, leva apenas 4 meses para colocar essas mesmas 7 arrobas finais, considerando-se um ganho de peso de 1.750g/dia, consumindo de 2,5 a 2,6% de MS/cabeça /dia.”, diz o presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABCB Senepol Pedro Crosara Gustin.

Segundo ele, o uso da raça Senepol nos programas de cruzamento industrial chega a imprimir, facilmente, ganhos diários que variam de 1.850g a 2.300g, com elevada eficiência alimentar ao ingerirem apenas 2,25% a 2,3 % MS/cabeça/dia, considerando a participação de volumoso na dieta da ordem de 40% a 60%.

img-20161021-wa0202

Fonte: Publique Assessoria de Imprensa

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!