A raça Senepol atende às exigências de mercado com carne de qualidade

O segundo dia do 1º Congresso Internacional da Raça Senepol e da 37ª Convenção Anual da Senepol Cattle Breeders Association conta com palestras de lideranças do agronegócio que mostram o porquê de criar Senepol

Cartaz congresso

A oportunidade de adquirir animais da raça Senepol e desfrutar do show de um dos maiores nomes da música sertaneja do país – a dupla Victor e Leo -, não representam todas as prerrogativas do 1º Congresso Internacional da Raça Senepol e da 37ª Convenção Anual da Senepol Cattle Breeders Association. Além das atividades mencionadas, haverá palestras e mesas redondas com grandes nomes do agronegócio.

O maior evento da raça Senepol acontece entre os dias 1º e 5 de setembro, em Uberlândia (MG), durante a exposição agropecuária da cidade – o Camaru. As palestras ministradas por lideranças e autoridades do setor agropecuário serão realizadas no auditório do Castelli Hall. A primeira delas é a do professor doutor Roberto Rodrigues, ex-Ministro da Agricultura, que se concretiza no segundo dia do congresso, 2 de setembro, às 10h30, com o tema a  Evolução e Desenvolvimento Pecuário.

Jorge Carlos

Em seguida, acontece a palestra ministrada pelo zootecnista Cristiano Leal, discutindo o Resultado da Eficiência Alimentar de Machos, às 14h. Dando lugar, às 14h40, para o professor doutor Marcelo Ribas, que apresenta questões relevantes para o desenvolvimento do plantel, discutindo a Avaliação da Eficiência Alimentar em Fêmeas.

Uma das palestras que representa o forte impacto na cadeia produtiva de corte é a realizada pelo Professor Doutor Jorge Carlos Dias de Sousa, programada para o mesmo dia (2 de setembro), às 15h20, apontando questões de Cruzamento, Precocidade e Produção de Carcaça e Carne de Qualidade. “A raça Senepol possui indiscutíveis características complementares de produção para uso na pecuária de ciclo curto e em programas de cruzamento com o rebanho de bovinos de corte nacional, composto por raças zebuínas, haja vista sua predisposição zootécnica para contribuir com a melhoria da precocidade sexual, de crescimento e de acabamento, além de cobrir em monta natural vacas a campo, mesmo sendo um taurino” acrescenta o palestrante.

Para encerrar as palestras de terça-feira, 2 de setembro, o zootecnista Eduardo Pedroso assume a palavra às 16h30, abordando questões do Mercado da Carne de Qualidade. Temática interessante, pois aponta os aspectos relevantes para os criadores de Senepol – animais que produzem como produto final a carne –, o futuro da pecuária de corte, assim como as exigências dos nichos consumidores.

“O Senepol é uma raça taurina adaptada aos trópicos e demonstra excelente potencial para produção de carne de qualidade a partir de carcaças precoces e bem acabadas. Esse direcionamento está alinhado com a demanda de mercado que a cada dia se torna mais exigente e qualificada”, afirma o zootecnista Eduardo Pedroso, diretor regional de Originação da JBS.

No final das atividades do dia 2 de setembro, a Associação Brasileira de Criadores Bovinos Senepol (ABCB Senepol), promotora do congresso, realizará, às 17h10, o lançamento da Parceria Senepol/JBS e, após todas as ações no Castelli Hall, os congressistas conhecerão a Cidade do Senepol, instalada no parque de exposição da cidade, que celebra, juntamente com o congresso, a 51ª Exposição Agropecuária de Uberlândia, o Camaru 2014.

 

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!