A Live das Lives do Senepol com o lançamento do Sumário Genômico 2020

O momento mais aguardado por todos envolvidos na “cadeia” do Senepol, chegou!
Nesta 6ª feira, 10/Julho, a partir das 19h30 a ABCB Senepol realizará o lançamento do Sumário Genômico Oficial 2020, fruto do trabalho conjunto da Associação e o Programa Geneplus/Embrapa.
O evento será conduzido pelos especialistas Gilberto Menezes (Embrapa), Maury Dorta (Geneplus/Embrapa) e Celso Menezes (Superintendente Técnico da ABCBSenepol.
 
“Essa foi a semana de dobradinha do Senepol na programação nacional de lives do Agro. Sentimos essa necessidade pois os sócios, técnicos, pecuaristas que usam genética da raça e muitas pessoas interessadas estavam pedindo mais informação sobre o Sumário”, diz Celso Menezes.
Na transmissão serão anunciados detalhes do documento, do banco de dados e dos critérios para formação das DEPs genômicas. Orientações sobre consultas ao Sumário e a aplicação das avaliações também serão repassadas aos espectadores.
A sala da Live será aberta às 19h30. A participação é gratuita pelo link: https://bit.ly/38Cdmvj
Na última terça-feira, dia 7/07, foi realizada A 5ª edição do Webinar Senepol – a raça em foco contou com a audiência de 150 espectadores com o tema “O presente e o futuro da genômica no Senepol: marcadores, DEPs e suas implicações”. O geneticista e professor da UNESP (Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho, Campus Araçatuba), Dr. José Fernando Garcia, fez um relato interessante sobre o panorama histórico da seleção do melhoramento de raças por todo o mundo e analisou o alinhamento de conceitos do projeto da ABCBSenepol. “O estudo genômico do Senepol cumpre o objetivo de contribuir com um programa de evolução real do rebanho ao determinar os marcadores que ajudam os criadores a selecionar e fixar características positivas e de importância econômica para a raça, bem como a controlar e eliminar gradativamente os genes responsáveis por condições indesejáveis. Desse forma se pretende que o Senepol do Brasil seja uma referência mundial de qualidade e eficiência”, explicou o professor Fernando Garcia que é o consultor sênior da Agropartners, empresa brasileira que pesquisa o genoma animal e é um dos principais parceiros da ABCBSenepol no estudo que gera a base de dados para a produção dos exclusivos Sumários Genômicos da raça que também é o único realizado em taurinos de corte no Brasil.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!