A Embrapa Arroz e Feijão divulgou o resultado final da 1ª Prova de Avaliação de Eficiência Alimentar de Touros Senepol.

A Embrapa Arroz e Feijão divulgou o resultado final da 1ª Prova de Avaliação de Eficiência Alimentar de Touros Senepol. Realizada entre março e junho de 2019, a prova teve por finalidade identificar fenótipos promissores em eficiência alimentar através da mensuração do consumo e ganho de peso, além de características morfológicas e de ultrassonografia de carcaça. Os resultados obtidos, além de gerarem DEP interina para eficiência alimentar, integrarão o banco de dados do Programa de Melhoramento Genético do Senpol (PMGS).

Chancelada pela ABCB Senepol, a prova contou com a participação de animais de vários criatórios. Eles permaneceram 88 dias (somado o período de adaptação e de avaliação) no Centro de Desempenho Animal da Embrapa, localizado em Santo Antônio de Goiás/GO. Os touros ficaram em uma área de confinamento, com 16 cochos eletrônicos e 4 balanças de pesagem. A ração diária foi calculada a partir das exigências nutricionais para animais europeus, com ganho esperado de 1,2 kg/d. A alimentação teve como base silagem de milho de alta qualidade, com 80,85% de volumoso e 19,15% de concentrado (41,9% milho, 46,1% farelo de soja, 6% uréia e 6% núcleo mineral). Os animais foram alimentados duas vezes ao dia, com sobras entre 5 a 10% do ofertado. O registro de consumo foi obtido a partir das informações do sistema Intergado assim como o peso dos animais.

O técnico da ABCB Senepol, Cleber Loiola, foi o responsável pela avaliação morfológica dos animais e do registro genealógico daqueles que ainda não tinha RGD. “Quero parabenizar a todos que fizeram esforços para participar dessa primeira edição da prova, que foi muito bem desenvolvida pela Embrapa. A entidade está muito empenhada em desenvolver provas e pesquisas com a raça Senepol. Agora, os criadores precisam continuar participando das próximas edições para que essa iniciativa prospere”, destaca o técnico.

Clique aqui e acesse o resultado final

Inscrições para a 2ª Edição

Os criadores de Senepol interessados em participar da Prova de Avaliação de Eficiência Alimentar de Touros Senepol 2019/2 já podem fazer inscrição na Embrapa Arroz e Feijão. Desta vez, estão disponíveis 38 vagas. Cada criador pode inscrever até cinco machos, nascidos entre 01/12/2017 e 28/02/2018, e com registro genealógico de nascimento.

A entrada dos animais será nos dias 1º e 2 de julho, quando terá início o período de adaptação na unidade da Embrapa. O teste será concluído em 30 de setembro de 2019.

As características avaliadas pela Embrapa Arroz e Feijão serão: Consumo de matéria seca; Consumo Alimentar Residual (CAR); Ganho de peso Residual; Peso Vivo; Ganho de peso; Ultrassonografia de carcaça (AOL, Acabamento e Marmoreio); Perímetro escrotal e volume testicular (início e final do teste); Biotipo animal.

Inscrições: (62) 3533-2205

E-mail: cnpaf.pilp@embrapa.br

Valor do investimento: R$ 1.550,00 que pode ser dividido em três parcelas

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!