Criadores de Senepol buscam o melhor em prova inédita de touros

A prova de avaliação BJR Senepol e Parceiros conta com exemplares de plantéis que representam grande parte da genética selecionada e melhorada no Brasil que tem o maior rebanho mundial da raça.

Os touros oriundos de estados do Sudeste, Centro Oeste e Norte – três regiões que são referência na atividade pecuária – já estão em adaptação no município de Espírito Santo do Pinhal, SP, onde ficarão até meados de outubro.

“Estamos muito animados para ver os resultados e poder avaliar o expoente do trabalho que tem animais dos criatórios BJR Senepol, Senepol Manso, Dala Senepol, EC Senepol, Senepol Guarany, DHN Senepol, Jack Senepol e PissiniSenepol”, diz o criador Bruno Ribeiro.

O objetivo comum dos criadores que inscreveram seus animais, além de fomentar e divulgar o trabalho de seleção desenvolvido em cada criatório participante, é também contribuir com o melhoramento da raça Senepol no País, gerando dados zootécnicos com a aplicação de uma metodologia inédita que será apresentada como opção para os criadores da raça avaliarem seus animais, fazendo uso de tecnologias avançadas disponíveis no Brasil e no mundo.

A equipe de trabalho composta por profissionais reconhecidos no mercado pela experiência e credibilidade vai atuar de forma multidisciplinar. Conheça os integrantes:

– Coordenação: Dr Miguel Santana – Departamento de Zootecnia -Usp. Pirassununga

– Avaliação reprodutiva machos e protocolo sanitário: Dr Athos Pastore (Androvet)

– Avaliação Reprodutiva Fêmeas: Dr Bernardo Bayeux (Bovigênese)

– Ultrassom de carcaça: Dr Leandro Lunardini (Meat Science)

– Avaliação Biomecânica: Dr. Diomário Barros

– Chancela ABCB Senepol: Dr. Rafael Cota Pacheco

– Nutrição: Minerthal e Dr Fernando Schalch- Usp

“Nossa intenção é gerar o maior número de informações possíveis aos criadores, para que com isso possam tomar as melhores decisões para escolher os acasalamentos em seus plantéis, tanto com seus animais avaliados, quanto com os seus genitores. As inovações ficam por conta da Avaliação Biomecânica Funcional e a inclusão da genômica associada as características fenotípicas para a classificação geral dos animais. Além da Genômica realizada pela ABCB Senepol, que nos dará as informações sobre os animais portadores dos genes para pelo e dupla musculatura, teremos também a aplicação do testeIgenityBeef (realizado pela Neogen), que nos dará a interpretação de mais 18 características produtivas dos animais e serão em parte somadas aos índices fenotípicos para a classificação do evento”, destaca o criador.

Após a classificação geral do evento, a prova vai conferir três selos especiais da avaliação genômica dos animais:

– Selo 1 – Maternal: para os 3 animais de cada grupo que possuírem em sua genômica as melhores notas para as qualidades maternais.

– Selo 2 – Efficiency: para os 3 animais de cada grupo que possuírem em sua genômica as melhores notas para as qualidades de crescimento e produtividade.

– Selo 3 – Best Beef: para os 3 animais de cada grupo que possuírem em sua genômica as melhores notas para as qualidades de rendimento de carcaça e qualidade de carne.

“Queremos reduzir ao máximo a subjetividade das avaliações valorizando as características dos animais que tem capacidade de cumprir realmente a sua função como raça produtora de carne a campo. Nossa meta é ter o Senepol andando no Brasil inteiro, cobrindo e produzindo valor para o pecuarista que trabalha tanto com seleção, quanto com gado comercial. No encerramento da prova o material genético será disponibilizado ao mercado abrindo a possibilidade de acesso a genética melhoradora deles”, finaliza Bruno Ribeiro.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!