RAÇA SENEPOL PERDE MATRIARCA QUE COMPLETARIA 20 ANOS NO PRÓXIMO MÊS

A raça Senepol despede-se de uma das primeiras doadoras introduzidas no Brasil, SBR ASAP Akatí 69L, prestes a completar 20 anos de idade, o mesmo intervalo de tempo em que registra-se a chegada da raça no país.

A matriarca POI (Puro de Origem Importado) iniciou sua trajetória no criatório Nova Vida, com passagens destacadas também pelo Senepol Soledade, Senepol da Mata e, por último, W/SENEPOL, que iniciou sua seleção na raça com a aquisição da doadora e realizou o processo de clonagem em 2016.

Com sua pigmentação clara, “pelo zero”, estrutura invejável, grande profundidade e arqueamento de costelas, produziu uma família de campeões, com destaque para: Mehum da Soledade (filho), touro recordista de venda de sêmen no Brasil; Jumbo da Mata (neto), touro Campeão do Alta Performance Tufubarina 2015; e Umbaú da SEPA (neto), todos contratados para a bateria da Alta Genetics. 

Os últimos trabalhos de coleta de oócitos da doadora foram realizados em Dezembro/2019, quando o criatório W/SENEPOL decidiu pelo seu merecido descanso. Sua genética longeva, contudo, permanece a serviço da raça Senepol por meio de seu clone SBR ASAP Akatí 69L TN1.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!

Retorno da Raça Senepol na 47ª Expointer

Emanuel Dier Penha, proprietário da Cabanha Ematholu de Triunfo-RS, está se preparando para a 47ª Expointer, que ocorrerá de 24 de agosto a 1º de setembro de 2024, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil,

Leia mais »