UFU REALIZARÁ PROVA COMPLETA DA RAÇA SENEPOL

No clima amistoso da apresentação do touro campeão, a diretoria da ABCB Senepol, juntamente com a professora doutora Carina Ubirajara e equipe, reformularam a estrutura da prova

Na última sexta-feira, 06 de maio, a professora doutora Carina Ubirajara e toda a equipe se reuniram com os criadores e a diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) para apresentar o resultado da segunda edição da Prova de Eficiência Alimentar de Touros Senepol e discutir novas diretrizes. A intenção do grupo em reunião foi remodelar o formato da prova realizada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tornando-a mais completa, de modo a contribuir assertivamente para o crescimento da raça Senepol.

P_20160506_090759

Dos animais em prova, o touro que se sagrou campeão foi o Ilha 0025, de Alberto Zerlotini, do criatório Senepol da Ilha de São João Del Rei (MG), animal que traz na linha alta o GST SOL 30 ET (filho de CH Profit 10J). O segundo colocado foi o Goud 0572, filho de Maué da Soledade, e ocupando o terceiro lugar o Goud 0566, que carrega a genética do touro CN 5K, ambos são do criador Gilmar Goudard, da Estância Goudard, localizada em Uberlândia (MG).

“A segunda prova do Senepol foi um sucesso, pois tivemos um grupo de animais avaliados em que o touro ganhador da prova se destacou para eficiência alimentar perante os demais, gerando informações fenotípicas e técnicas importantes para a raça. Isso nos mostrou o potencial do Senepol, o que nos faz saber mais, aprimorar o trabalho e intensificar as avaliações”, ressalta a professora Carina. Ciente da declaração mencionada, o presidente da Associação, Gilmar Goudard, reforça que devido ao sucesso da prova, a próxima edição será completa.

A segunda edição da prova realizada na UFU avaliou os animais quanto ao consumo alimentar residual (CAR), com o objetivo primordial de identificar o touro com melhor desempenho para eficiência alimentar, demonstrando a colocação dele e dos demais dentro do grupo contemporâneo que participou da avaliação. Realizou-se, também, a ultrassonografia de carcaça (área de olho de lombo, acabamento e marmoreio), ganho em peso, perímetro escrotal, tamanho da boca e altura, no entanto, essas mensurações não possuíam caráter classificatório.

Por Karina Mamede

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!