Senepol surpreende no berço das raças zebuínas

Uma inédita prova de avaliação de reprodutores da raça Senepol foi desenvolvida na Fazenda Escola da FAZU, em que, durante sete meses, alunos e pesquisadores acompanharam o desenvolvimento dos animais e mensuraram resultados em ambientes diversos

A primeira edição da prova zootécnica do Centro de Avaliação do Senepol (CAS) foi realizada na Fazenda Escola das Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), em Uberaba/MG. A prova, chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), teve 210 dias de duração e foi encerrada com a classificação de 28 touros participantes, oriundos de sete criatórios dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

O programa foi dividido em duas etapas de avaliação, sendo a primeira com duração de 120 dias, ocasião em que os touros permaneceram a pasto e com suplementação mineral-energética. Ao final do período, os animais foram submetidos a mensurações das seguintes características: Ganho Médio Diário de peso (GMD), Avaliação de Tipo e Conformação Frigorífica e Perímetro Escrotal (PE).

Na segunda etapa, o grupo foi manejado em confinamento por 90 dias,  período em que foram coletados dados e desenvolvidos estudos no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar da FAZU, para obter os índices de Consumo Alimentar Residual (CAR), GMD, Área de Olho de Lombo (AOL) e Acabamento (Marmoreio e Espessura de Gordura).

Um dos idealizadores do CAS, o criador Marcos Achilles se mostrou satisfeito com a metodologia e os resultados obtidos. “A FAZU nunca teve contato com o Senepol e tinha a possibilidade única de promover o estudo além do confinamento. A prova foi puramente científica e buscamos esse formato porque o período a pasto é essencial para conhecer o desempenho de animais que essencialmente irão trabalhar a campo. Queremos contemplar um reprodutor eficiente nos dois ambientes e já está programada para começar em junho a segunda edição”, disse o criador.

Os índices finais das duas etapas foram processados para um ranqueamento dos touros. Os animais que se destacaram seguirão para Centrais de coleta de sêmen e um leilão especial será realizado para promover o CAS e disponibilizar os animais avaliados ao mercado.

Técnicos e inspetores da Associação acompanharam todas as etapas da prova e os dados obtidos, bem como as avaliações geradas, que vão integrar o Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol (PMGS). “Essas avaliações vão incrementar o volume de informações fenotípicas e genotípicas do Programa e contribuir para a evolução da raça, tanto quanto o exame do perfil genômico do material que foi coletado nos touros vencedores”, explicou o superintendente Técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes.

Os Touros receberam notas e foram classificados como Elite, Superior e Regular, de acordo com o resultado final obtido.

Campeão da prova, o reprodutor AGEN0200 obteve GMD de 0,818 kg/dia a pasto e 1,554 kg/dia no confinamento, além de ter se destacado nos demais critérios avaliados.

Esta foi a primeira vez que a FAZU esteve tão perto de uma raça taurina especializada na produção de carne. Os representantes da instituição – que é uma das mais tradicionais da zebuinocultura brasileira – aprovaram a novidade. Para o diretor Acadêmico da FAZU, Carlos Henrique Cavallari Machado, foi uma oportunidade para oferecer formação mais ampla aos alunos e ampliar a grade curricular. “Muitos docentes se envolveram na prova e demonstraram interesse em ter acesso aos resultados para produzir artigos técnicos e teses. As raças zebuínas continuam sendo a base do rebanho brasileiro, inclusive utilizadas no cruzamento industrial com raças taurinas, como o Senepol. É muito importante que os futuros profissionais do setor tenham esse conhecimento. Nós esperamos ter novas edições do CAS na FAZU pois foi muito produtivo esse trabalho, que alia teoria e prática”, informou o diretor Acadêmico da FAZU.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!