Senepol surpreende no berço das raças zebuínas

Notícias

Publicado em: 21 de maio de 2020
Senepol surpreende no berço das raças zebuínas

Uma inédita prova de avaliação de reprodutores da raça Senepol foi desenvolvida na Fazenda Escola da FAZU, em que, durante sete meses, alunos e pesquisadores acompanharam o desenvolvimento dos animais e mensuraram resultados em ambientes diversos

A primeira edição da prova zootécnica do Centro de Avaliação do Senepol (CAS) foi realizada na Fazenda Escola das Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), em Uberaba/MG. A prova, chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), teve 210 dias de duração e foi encerrada com a classificação de 28 touros participantes, oriundos de sete criatórios dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

O programa foi dividido em duas etapas de avaliação, sendo a primeira com duração de 120 dias, ocasião em que os touros permaneceram a pasto e com suplementação mineral-energética. Ao final do período, os animais foram submetidos a mensurações das seguintes características: Ganho Médio Diário de peso (GMD), Avaliação de Tipo e Conformação Frigorífica e Perímetro Escrotal (PE).

Na segunda etapa, o grupo foi manejado em confinamento por 90 dias,  período em que foram coletados dados e desenvolvidos estudos no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar da FAZU, para obter os índices de Consumo Alimentar Residual (CAR), GMD, Área de Olho de Lombo (AOL) e Acabamento (Marmoreio e Espessura de Gordura).

Um dos idealizadores do CAS, o criador Marcos Achilles se mostrou satisfeito com a metodologia e os resultados obtidos. “A FAZU nunca teve contato com o Senepol e tinha a possibilidade única de promover o estudo além do confinamento. A prova foi puramente científica e buscamos esse formato porque o período a pasto é essencial para conhecer o desempenho de animais que essencialmente irão trabalhar a campo. Queremos contemplar um reprodutor eficiente nos dois ambientes e já está programada para começar em junho a segunda edição”, disse o criador.

Os índices finais das duas etapas foram processados para um ranqueamento dos touros. Os animais que se destacaram seguirão para Centrais de coleta de sêmen e um leilão especial será realizado para promover o CAS e disponibilizar os animais avaliados ao mercado.

Técnicos e inspetores da Associação acompanharam todas as etapas da prova e os dados obtidos, bem como as avaliações geradas, que vão integrar o Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol (PMGS). “Essas avaliações vão incrementar o volume de informações fenotípicas e genotípicas do Programa e contribuir para a evolução da raça, tanto quanto o exame do perfil genômico do material que foi coletado nos touros vencedores”, explicou o superintendente Técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes.

Os Touros receberam notas e foram classificados como Elite, Superior e Regular, de acordo com o resultado final obtido.

Campeão da prova, o reprodutor AGEN0200 obteve GMD de 0,818 kg/dia a pasto e 1,554 kg/dia no confinamento, além de ter se destacado nos demais critérios avaliados.

Esta foi a primeira vez que a FAZU esteve tão perto de uma raça taurina especializada na produção de carne. Os representantes da instituição – que é uma das mais tradicionais da zebuinocultura brasileira – aprovaram a novidade. Para o diretor Acadêmico da FAZU, Carlos Henrique Cavallari Machado, foi uma oportunidade para oferecer formação mais ampla aos alunos e ampliar a grade curricular. “Muitos docentes se envolveram na prova e demonstraram interesse em ter acesso aos resultados para produzir artigos técnicos e teses. As raças zebuínas continuam sendo a base do rebanho brasileiro, inclusive utilizadas no cruzamento industrial com raças taurinas, como o Senepol. É muito importante que os futuros profissionais do setor tenham esse conhecimento. Nós esperamos ter novas edições do CAS na FAZU pois foi muito produtivo esse trabalho, que alia teoria e prática”, informou o diretor Acadêmico da FAZU.

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print