PMGS pode ter DEPs ligadas à reprodução nos próximos anos

A Embrapa Gado de Corte, responsável pelas avaliações genéticas/genômicas do Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol (PMGS), trabalha para gerar, a médio prazo, novas DEPs para a raça. Características ligadas à reprodução, principalmente de fêmeas, que, hoje, não existe no Senepol, serão implantadas. Entre elas estão Idade ao Primeiro Parto (IPP) e Stayability. Todos os estudos relacionados ao PMGS são desenvolvidos em parceria com a ABCB Senepol.

Para implantar essas inovações, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gilberto Menezes, destaca que será preciso aumentar a coleta de dados referentes à reprodução. A instituição ainda planeja ampliar o número de avaliações divulgadas a cada ano, passando de uma para duas, conforme os criadores têm demandado. Segundo Menezes, esse será o grande desafio em curto prazo.

Outra mudança que deve ocorrer em médio prazo, em termos de metodologia, é passar da análise bivariada (avalia duas características ao mesmo tempo) para três ou quatro. “São melhorias pequenas, mas que, no todo das avaliações genéticas, podem ajudar”, reforça. A integração dos dados coletados nas propriedades, fazendo com que eles cheguem automaticamente ao banco de dados do programa, também é vista como uma inovação importante para ser realizada nos próximos anos. Isso tornaria o processo de avaliação genética/genômica mais rápido.

Segundo Menezes, as inovações propostas para os próximos anos têm o propósito de garantir a evolução constante do PMGS, que, atualmente, já se encontra em um nível bem alto em termos de novidades. “Trabalho na raça desde 2011 e, desde então, a evolução da raça é muito clara, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Se compararmos os animais produzidos naquela época e os que são produzidos hoje dá para notar uma melhoria significativa na qualidade, mostrando que os criadores estão fazendo bem o seu trabalho. A incorporação da genômica no processo de avaliação genética também foi algo importantíssimo, colocando o Senepol na ponta, junto com outras grandes raças, em termos de melhoramento genético”, conclui Gilberto Menezes.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!