Interesse pela raça Senepol cresce no campo e na web

O segundo Webinar “A Raça em Foco”, promovido pela ABCB Senepol, teve como tema “Sumário de Touros e Fêmeas e o Impacto da Genômica na sua seleção” e como painelista o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gilberto Menezes, que é gestor do Geneplus e o responsável pelo tratamento dos dados do Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), bem como pela geração dos Sumários de Touros e de Fêmeas. Menezes que trabalha junto à associação desde 2011 e coordenou a junção das avaliações genéticas e genômicas para a geração dos novos índices dos reprodutores falou sobre o assunto para mais de 900 pessoas, com um público de quase 500 espectadores que acompanhou ao vivo.

Durante duas horas o convidado apresentou um conteúdo robusto com muita didática, facilitando o entendimento com a exibição de cards e analogias coloquiais que divertiram os internautas. Um dos melhores momentos aconteceu na comparação da acurácia do desempenho de produção de um touro com a confiança no poder de fogo do “Rei Pelé” em uma cobrança de pênalti. Uma foto do jogador jovem foi apresentada ao lado da imagem do craque já com a camisa 10 da seleção brasileira. “Em quem vocês apostam?”, perguntou o palestrante.

Menezes destacou ainda que as inovações desenvolvidas e propostas para os próximos anos têm o propósito de garantir a evolução constante do PMGS, que, atualmente, já se encontra em nível satisfatório de atualização junto às demandas de mercado. Conforme ele destacou na palestra com a frase do Professor Cortela “Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!”, a evolução da raça Senepol é muito consistente em termos quantitativos, qualitativos e se for feita uma comparação entre o gado de hoje e o de quando o processo foi iniciado, há cerca de 10 anos, os atuais demonstram uma melhoria significativa, comprovando que os criadores estão fazendo bem o seu trabalho e o sistema responde. “A incorporação da genômica no processo de avaliação genética também foi algo importantíssimo e evidenciou essa característica de arrojo dos selecionadores da raça. E para reforçar essa ideia, inspirado em Armstrong, digo que o Sumário genômico é um pequeno passo para o criador hoje, mas um grande passo para raça Senepol rumo ao futuro”, diz Gilberto Menezes.

Na sessão de perguntas e respostas, que encerrou o evento digital a Associação recebeu vários questionamentos via chat da plataforma de transmissão, como também pelo whatsapp da entidade.

Quem quiser assistir ao webinar completo pode acessar o link: http://youtu.be/FnMhlXVADCE

O próximo evento da série “Webinar Senepol – A raça em foco” já está definido e o link para as inscrições será divulgado em breve. Segundo Giuliano Wassall, Diretor de Marketing da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), o trabalho de fomento com o uso de tecnologias virtuais e digitais já era uma das metas da gestão de Itamar Netto muito antes das recomendações de isolamento e quarentena. “A série cumpre um papel importantíssimo. A tecnologia nos permite difundir o conhecimento e o trabalho que vem sendo realizado pela ABCB Senepol no âmbito do melhoramento genético, alcançando um grande público. O feedback dos associados e interessados na raça tem sido muito positivo, todos muito ansiosos pelos próximos eventos, com sede de saber. O objetivo da série é levar ferramentas que contribuem para o melhoramento e estejam ao alcance de todos!”, diz Wassall.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!