Abertas inscrições para a 4ª Prova de Desempenho Individual de Touros Senepol da UFU

banner_site_UFU

A Prova de Desempenho Individual de Touros Senepol (Edição 2017/2018), que será realizada na Vitrine Tecnológica da Fazenda Capim Branco da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), está com inscrições abertas. Poderão ser inscritos até oito animais Puros de Origem (PO) por criador, com intervalo de nascimento entre 01/09/2016 e 31/10/2016 e/ou 01/11/2016 e 31/12/2016.

A expectativa é de que sejam avaliados entre 24 e 64 animais machos. Serão duas baterias de avaliação, conforme o período de idade dos animais, sendo no mínimo 24 animais por bateria ou lote. Eles serão avaliados em regime de confinamento, em período de 147 dias, com a mensuração das seguintes características: peso e ganho em peso; perímetro escrotal; características de carcaça avaliadas por ultrassonografia (área de olho de lombo e acabamento de carcaça); altura do posterior; avaliação morfológica e eficiência alimentar.

A eficiência alimentar será avaliada por meio da mensuração do Consumo Alimentar Residual (CAR). Após o período de avaliação, para a identificação e classificação dos melhores genótipos (animais), será elaborado um índice de seleção específico baseado em ponderadores para cada característica fenotípica, contemplada na avaliação. A composição do índice de seleção é um dos objetivos de pesquisa, sendo que todo o processo tecnológico será conduzido por alunos e pesquisadores. Os animais serão classificados em Elite, Superior, Regular e Inferior, conforme o desvio padrão do grupo, em referência ao Índice de Seleção da Prova de Desempenho Individual.

As inscrições serão realizadas por meio da ficha de inscrição preenchida, enviada para o e-mail institucional (carina@ufu.br ou wagner@fundap.ufu.br) ou pelo telefone (34) 3239-7974 com o Sr. Wagner (FUNDAP) no horário de atendimento de 7:30h às 11:30h/ 13:00h às 17:00h.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!