Cresce o número de associados da ABCB Senepol e animais registrados

A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) estruturou-se nos últimos três anos para posicionar a raça no mercado como uma opção lucrativa e eficiente na produção de carne, a partir do cruzamento industrial.

A entidade promoveu uma série de inovações, tanto na parte de melhoramento genético quanto na certificação da carne, atuando de ponta a ponta da cadeia. Com isso, mais criadores passaram a investir em animais puros Senepol, elevando o rebanho nacional. O número de associados saltou de 489, em 2016, para 681, em 2019, quase 40% de aumento. Somando os mais de 300 criadores não associados atendidos pela entidade, são 1.018 selecionadores ativos da raça.

Em termos de animais registrados, o rebanho já chega a quase 110 mil exemplares e está presente em praticamente todas as unidades da federação. “Se lembrarmos que o Senepol só está no Brasil há 19 anos, este é um crescimento extremamente relevante”, assegura o superintendente Técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes.

Para viabilizar todo esse avanço, a atual gestão da ABCB Senepol ampliou o quadro de técnicos inspetores, passando a contar com 32 profissionais (em 2012, eram 5). Além do registro dos animais, eles também prestam assistência aos participantes do PMGS.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!